— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação
Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.
Os primeiros mil dias do bebê
Os 270 dias da gestação, mais 365 do primeiro e 365 do segundo ano de vida totalizam 1000 dias. E é nesse período que ocorrem as principais evoluções, modificações e adaptações que o ser humano necessita vivenciar para se adequar ao mundo, tanto física quanto emocional e cognitivamente.
Crenças e mitos são um obstáculo ao fluir natural da amamentação
Para justificar a mudança de paradigma que norteou a substituição de um padrão de amamentação universal por 2 a 3 anos para um padrão em que predominava o aleitamento artificial, foi necessário adotar algumas crenças e mitos.
Só os humanos amamentam por tanto tempo?
A amamentação tem um propósito e um prazo que é diferente para cada espécie, segundo as necessidades de sobrevivência dos filhotes.
Quem é sua tribo?
Nenhuma mãe deveria ser abandonada à própria sorte para criar seu filho. Mas já não vivemos em tribos e as estruturas familiares estão cada vez mais enxutas e fragilizadas.
Você sofre de alguma fobia materna?
A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.
Mãe nunca deixa de ser
Enquanto respiro fundo e me preparo para talvez mais uma noite sem dormir, eu penso nesse amor de mãe que me precedeu, que presenciei e que me acolheu e que agora eu posso dar aos meus filhos. Sempre serei sua mãe e os amarei até o fim, na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza. Porque mãe nunca deixa de ser.
Amamentar é…
Amamentar é entrega. É se doar por completo, abrir mão, priorizar, enquanto se provê alimento ao corpo e à alma do pequeno ser que agora se tem nos braços.
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
Bebê nervoso, bebê bonzinho, ou, simplesmente, bebê?
O que você tem agora nos braços é um bebê, simplesmente isso. Sem rótulos.
Sobre pisar nos freios para viver melhor
Pisar nos freios e desacelerar para caminhar ao compasso dos pés de quem não merece ser arrastado pelo ritmo insano da vida adulta é um grande desafio da pa/maternidade.
A exterogestação e a necessidade de ser carregado
Como um canguru bebê, os bebês humanos também nascem imaturos. De fato, os bebês humanos permanecem indefesos por mais tempo que os bebês de qualquer outra espécie e, como alguns marsupiais, também devem passar por um período distinto de gestação fora do útero. Embora o nascimento possa ser visto como uma separação entre mãe e bebê, os bebês precisam de algo que não seja a separação. A natureza pretendia que eles fossem mantidos no corpo de sua mãe após o nascimento até completar a gestação fora do útero.
Desmame precoce por confusão de bicos: relato e reflexão
Não amamentar do jeito que a gente sonhou dói. A outra grande dor vem quando a informação chega e vemos que tudo que aconteceu poderia ter sido evitado.
O que significa capacidade de armazenamento do seio?
A capacidade de armazenamento dos seios é literalmente o que o nome diz: a quantidade de leite que seus seios são fisicamente capazes de suportar. Os seios de algumas mulheres podem armazenar muito leite e outros apenas um volume menor. O interessante é que você não pode dizer só de olhar – seios grandes não necessariamente armazenam mais leite do que os pequenos. Sua capacidade de armazenamento é determinada por quantas glândulas e ductos existem no seio e quão grandes estes são; e seios maiores tipicamente contêm mais tecido adiposo em vez de mais tecido glandular.
14 Verdades sobre o sono infantil
Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil e ao desenvolvimento normal e esperado do ser humano nos seus primeiros anos.
A maternidade é um eterno não dar conta
Esse dar conta implica uma perfeição impossível de alcançar. Dar conta da carreira, dos filhos, da casa, de si mesma, sem desatender nenhum item. Cá entre nós, isso é impossível.
Para que serve a livre demanda afinal?
Livre demanda não é modinha. Nem é coisa que as chatas da amamentação inventaram e repetem apenas para torturar as mães. Livre demanda é um conceito até bastante óbvio do ponto de vista fisiológico.
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê
O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.
Qual o remédio mais eficaz para aumentar a produção de leite?
Pra começo de conversa, não precisamos produzir muito leite, basta produzir o suficiente.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Cultura do Desmame
Neste contexto, a mãe que decide continuar amamentando pode se sentir só, hostilizada, incompreendida.
8 Motivos que podem levar o bebê a morder o peito
As causas das mordidas no seio materno são variáveis e nem sempre identificáveis. Existem, sim, aqueles que mordem por morder. Mas é importante entendermos que a maioria destes bebês se comportam desta maneira por motivos bem específicos em que intervenções rápidas podem resolver.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Comportamento Infantil
Os períodos de \”crise\”, tenham eles origem física ou emocional, podem gerar angústia e afetar, como dissemos, o padrão de sono e alimentação, conformidade com a rotina, sociabilidade com o entorno e o humor da criança. O desenvolvimento não ocorre de modo organizado e linear, como pensamos.
Pausar a vida pelos filhos
Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.
Cólica do bebê: a controvérsia
Não existe consenso sobre a origem do que costuma-se chamar cólica do lactente ou cólica benigna. Alguns autores, inclusive, substituem o termo por choro excessivo na infância.
Lactogestação e Tandem: mitos e verdades
Lactogestação e Tandem são temas que estão rodeados de tabus. Vamos diferenciar alguns mitos de verdades à luz das evidências científicas.