— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
Quem é sua tribo?
Nenhuma mãe deveria ser abandonada à própria sorte para criar seu filho. Mas já não vivemos em tribos e as estruturas familiares estão cada vez mais enxutas e fragilizadas.
Livre demanda e combinados na amamentação
A livre demanda é a forma mais adequada de garantir uma boa produção de leite para a mãe, e para o bebê, de aprender sobre autorregulação e saciedade. Ma será que a livre demanda precisa durar para sempre?
Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês
Um estudo usando imagens do cérebro feitas por máquinas de ressonância magnética \”silenciosas\” se soma ao crescente corpo de evidências de que a amamentação melhora o desenvolvimento do cérebro em bebês. A amamentação exclusiva produziu melhor desenvolvimento cerebral do que uma combinação de amamentação e fórmula, que produziu melhor desenvolvimento do que a fórmula exclusiva.
Lactogestação e Tandem: mitos e verdades
Lactogestação e Tandem são temas que estão rodeados de tabus. Vamos diferenciar alguns mitos de verdades à luz das evidências científicas.
O desmame é a solução para aliviar o cansaço materno?
Nossa cultura enche a amamentação de estigma. Ela é a grande culpada de todo o cansaço materno. E o desmame, a solução de todos os problemas da mãe.
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação
Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.
Pausar a vida pelos filhos
Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
Sobre amar e ser amado
Às vezes vale a pena parar para refletir sobre nossas próprias crenças e conceitos sobre o amor.
É fácil ser a mãe perfeita
É moleza ser a mãe perfeita com vento a favor. Aceitar ser a mãe imperfeita numa realidade bem diferente da que idealizamos é outra história.
Um fato importante sobre amamentação prolongada que você precisa saber
Cheio de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento. Mas, há muito mais sobre o leite materno que havia sido negligenciado até agora. O ingrediente não mais secreto necessário para o desenvolvimento do intestino e do cérebro, o motivo pelo qual a amamentação prolongada é tão importante é: MICRÓBIOS!
Maternidade e matemática não combinam
Esqueça os números. Olhe para o seu bebê. Conecte-se, observe, leia os sinais e interprete-os corretamente. Ninguém conhece seu filho melhor do que você mesma.
Amamentação prolongada sem mitos
Ao contrário do que muitos pensam dois anos não é a data de validade do leite materno e portanto o momento do desmame compulsório. Dois anos na verdade se refere ao tempo mínimo de amamentação recomendado pela Organização Mundial de Saúde e corroborado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, não existindo um tempo limite recomendado.
Diagnósticos incorretos de alergia em bebês
Muito do excesso de diagnósticos incorretos de alergia em bebês se deve à falta de conhecimento dos pais e profissionais sobre o comportamento normal do ser humano no início da vida extrauterina, além do mau manejo clínico da amamentação por parte destes últimos. A seguir algumas orientações importantes a partir de situações vivenciadas por muitas famílias nos consultórios médicos.
Biótipo e genética no desenvolvimento infantil
Nunca compare seu filho com o de ninguém, nem mesmo com os seus próprios, ainda que sejam gêmeos idênticos. Cada ser humano é único e essa individualidade deve ser respeitada.
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
O poder do colo refletido no DNA do bebê
A quantidade de contato íntimo e reconfortante entre os bebês e seus cuidadores pode afetar as crianças em nível molecular, um efeito detectável quatro anos depois, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica e do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil da Colúmbia Britânica.
O que é a crise dos 3 meses?
Dentre todos os períodos de \”crise\” no desenvolvimento infantil, esta fase de mudanças e adequação na produção de leite da mãe, que em geral ocorre entre o 2° e o 4° mês é uma das que merece maior atenção.
Como cuidar dos dentinhos do bebê?
Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).
Desmame precoce por confusão de bicos: relato e reflexão
Não amamentar do jeito que a gente sonhou dói. A outra grande dor vem quando a informação chega e vemos que tudo que aconteceu poderia ter sido evitado.
Puerpério e construção do vínculo
O puerpério é um período de grandes transformações. Em que precisamos nos reencontrar com um novo eu. Mas também o momento oportuno para começar a tecer um vínculo forte com o nosso bebê.
Bebê nervoso, bebê bonzinho, ou, simplesmente, bebê?
O que você tem agora nos braços é um bebê, simplesmente isso. Sem rótulos.
Quem tem o controle do seu maternar?
Esqueça regras, métodos, siglas, nomes complicados, tabelas, números, expectativas dos outros, a vida dos outros. Olhe pro seu filho, olhe pra si mesma, pondere com a informação que tiver disponível, pese tudo na balança e só então decida o seu caminho.
Choro do bebê e interferências precoces na infância
Os pais, em geral, não estão preparados para lidar com o choro do bebê. O que pode desencadear uma série de interferências externas, que podem incluir a medicalização desnecessária da infância e provocar a fragilização do vínculo.
Felicidade materna e demanda infantil são incompatíveis?
É impressionante como a nossa cultura insiste em colocar a felicidade materna e a demanda do bebê em lados opostos. E é lamentável que acreditemos neste discurso ao ponto de achar que jamais seremos felizes se tivermos que atender uma criança como ela precisa, respeitando e acolhendo as necessidades de cada fase.
Precisamos falar sobre amamentação
Embora o panorama atual nos leve a crer que a indústria já ganhou a guerra, não podemos perder a oportunidade de espalhar informação correta, de derrubar mitos, desmascarar os verdadeiros vilões e tratar de vencer as batalhas que se apresentem diante de nós.