— Navegue e conheça

Meu Blog

Todos os Posts

Desmame iatrogênico, você sabe o que é?

Desmame iatrogênico, você sabe o que é?

Iatrogenia é uma palavra técnica complicada para danos à saúde devido à ação médica. O desmame iatrogênico seria então aquele provocado por assistência médica inadequada. Nesta categoria está incluído o desmame do meu filho mais velho, e eu sei que, infelizmente, o de muitos outros bebês ao redor do mundo.

Read More »
Uma escolha consciente pela maternidade

Uma escolha consciente pela maternidade

A maternidade seria mais leve se pudéssemos assumi-la como um projeto digno da nossa atenção exclusiva. Como algo capaz de trazer realização pessoal sem necessidade de outros complementos. Como um caminho que nos levasse ao constante autoconhecimento e aperfeiçoamento e cujo fim fosse a felicidade de ter vivido com um propósito para além de nós mesmas. Como um legado que permanecesse quando já não estivermos neste mundo. E a maternidade pode ser tudo isso. É apenas uma questão de escolha.

Read More »
Álcool e amamentação são compatíveis?

Álcool e amamentação são compatíveis?

Informação fidedigna e uma boa dose de bom senso para avaliar riscos toxicológicos para o bebê, riscos para a amamentação, riscos comportamentais, e fazer escolhas conscientes sobre o consumo de álcool durante o período da amamentação.

Read More »
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação

O sono infantil sob a perspectiva da amamentação

Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.

Read More »
Libido e sexo no pós-parto

Libido e sexo no pós-parto: Dúvidas frequentes

Vamos falar sobre libido e sexo no pós-parto? A seguir, compartilho uma sequência de perguntas e respostas, elaborada pela médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief. Nela, ela esclarece as principais dúvidas das suas pacientes sobre o tema.

Read More »
Amamentar é

Amamentar é…

Amamentar é entrega. É se doar por completo, abrir mão, priorizar, enquanto se provê alimento ao corpo e à alma do pequeno ser que agora se tem nos braços.

Read More »
Violência obstétrica: um relato pessoal

Violência obstétrica: um relato pessoal

Só então eu entendi que o problema não estava comigo. O verdadeiro problema era o modelo obsoleto de assistência ao parto ao qual eu havia sido submetida. Entendi que havia sido vítima de violência obstétrica.

Read More »
Preciso dar um intervalo entre as mamadas para dar tempo do peito encher? Esta é uma dúvida bastante frequente entre as mães de primeira viagem. E, infelizmente, muitos profissionais desatualizados continuam perpetuando este tipo de recomendação nos consultórios.

Preciso esperar o peito encher para voltar a oferecê-lo ao bebê?

Para que essa regulação ocorra de modo adequado, o estabelecimento de horários rígidos para as mamadas, uso de chupeta, treinamentos de sono para supressão das mamadas noturnas, etc., não são recomendados, porque eles enviam uma mensagem incorreta ao organismo da mãe, causando a redução da sua produção total diária de leite e, deixando-a aquém das necessidades do bebê.

Read More »
Pausar a vida pelos filhos

Pausar a vida pelos filhos

Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.

Read More »
Cama compartilhada: sim ou não?

Cama compartilhada: sim ou não?

Para refletir qual local o bebê e os pais dormem melhor, pergunte-se: onde o bebê dorme melhor? Com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto, porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um co-sleeper)? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse?

Read More »
Estresse seca o leite?

Estresse seca o leite?

É comum escutarmos histórias de mulheres dizendo que seu leite secou porque passaram uma raiva ou tiveram um susto. Mas será verdade? Entenda como o estresse pode afetar o mecanismo da lactação.

Read More »
O diagnóstico incorreto muitas vezes se deve à falta de conhecimento sobre o comportamento normal do bebê e manejo incorreto da amamentação.

Diagnósticos incorretos de alergia em bebês

Muito do excesso de diagnósticos incorretos de alergia em bebês se deve à falta de conhecimento dos pais e profissionais sobre o comportamento normal do ser humano no início da vida extrauterina, além do mau manejo clínico da amamentação por parte destes últimos. A seguir algumas orientações importantes a partir de situações vivenciadas por muitas famílias nos consultórios médicos.

Read More »
Você sofre de alguma fobia materna?

Você sofre de alguma fobia materna?

A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.

Read More »
Diálogos maternos numa noite insone

Diálogos maternos numa noite insone

Desde que você chegou o tempo deixou de existir. Parece já não haver intervalos. Me sinto tão cansada. Apenas cochilei e você acordou chorando. Agora estamos os dois sentados na cama do quarto em penumbra.

Read More »