— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
Quando você me toma em seus braços
Você já parou um instante para pensar sobre o fantástico significado de estar nos seus braços para o seu bebê?
Porque é tão difícil continuar amamentando – Cultura do Desmame
Neste contexto, a mãe que decide continuar amamentando pode se sentir só, hostilizada, incompreendida.
Toda mãe alguma vez…
Toda mãe já chorou baixinho no escuro. Dormiu com o cabelo sujo ou sem escovar os dentes. Já se perguntou quando teria sua antiga vida de volta.
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
Como me preparar para a amamentação na gravidez?
O item mais importante do seu enxoval será a informação!
Verdadeiros inimigos da amamentação
Só poderemos resistir à pressão da nossa cultura em relação ao desmame se soubermos exatamente quem são os verdadeiros inimigos da amamentação e tivermos a informação correta para questioná-los.
A evolução do sono dos bebês
Saber quando seu bebê vai dormir a noite toda é uma das preocupações da maioria dos novos pais. O cansaço e as dificuldades de adaptação ao novo ritmo de vida fazem com que eles percebam o despertar de seu filho como um problema quando, na realidade, não é. Tanto crianças quanto adultos têm despertares noturnos. A única diferença é que sabemos como voltar a dormir, eles não. Mas algum dia eles conseguirão.
A mãe perfeita é aquela cujo filho ainda não nasceu
Não existe nada mais simples, fácil e indolor do que maternar o filho alheio. Complexo, difícil mesmo e até doloroso é maternar a própria cria.
Amamentar é…
Amamentar é entrega. É se doar por completo, abrir mão, priorizar, enquanto se provê alimento ao corpo e à alma do pequeno ser que agora se tem nos braços.
A realidade por trás do “eu não tive leite”
“Eu não tive leite” está para a amamentação assim como “eu não tive dilatação” está para o parto. A frequência com que escutamos estas sentenças, longe de ser uma constatação de algum problema genético próprio do nosso tempo, revela o quão longe estamos como mulheres do auto-conhecimento e da consciência do poder que possuímos.
Um fato importante sobre amamentação prolongada que você precisa saber
Cheio de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento. Mas, há muito mais sobre o leite materno que havia sido negligenciado até agora. O ingrediente não mais secreto necessário para o desenvolvimento do intestino e do cérebro, o motivo pelo qual a amamentação prolongada é tão importante é: MICRÓBIOS!
Diálogos maternos numa noite insone
Desde que você chegou o tempo deixou de existir. Parece já não haver intervalos. Me sinto tão cansada. Apenas cochilei e você acordou chorando. Agora estamos os dois sentados na cama do quarto em penumbra.
Você é a mãe
Não tenha medo de assumir o controle do seu maternar. Não o entregue a ninguém mais.
Controle de esfíncteres e Desfralde consciente
Para que o desfralde aconteça no tempo da criança é necessário que ela já possa identificar se tem vontade de fazer xixi ou cocô. Ela deve ser capaz de segurar até encontrar um lugar adequado, pelo que os esfíncteres (interno/involuntário e externo/voluntário) devem estar maduros. Controle de esfíncteres é uma questão de maturação neurológica, emocional e motora. Não é aprendizado.
9 Dicas sobre saúde bucal do bebê antes dos dentes
Recomendações baseadas nas evidências científicas mais atuais para que você possa cuidar da saúde bucal do seu bebê de forma consciente e sem neuras.
No amor pode haver exaustão
A vida é repleta de imprevistos. E quanto mais vidas estiverem sob o nosso cuidado, mais imprevisibilidade haverá. E mais exaustão. E mais necessidade de abrir mão de determinadas coisas por um certo tempo.
Estresse seca o leite?
É comum escutarmos histórias de mulheres dizendo que seu leite secou porque passaram uma raiva ou tiveram um susto. Mas será verdade? Entenda como o estresse pode afetar o mecanismo da lactação.
Maternando para a posteridade
A maternidade é uma missão cujos resultados transcendem a nossa própria existência. Que tipo de mensagem estou escrevendo para a posteridade?
Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês
Um estudo usando imagens do cérebro feitas por máquinas de ressonância magnética \”silenciosas\” se soma ao crescente corpo de evidências de que a amamentação melhora o desenvolvimento do cérebro em bebês. A amamentação exclusiva produziu melhor desenvolvimento cerebral do que uma combinação de amamentação e fórmula, que produziu melhor desenvolvimento do que a fórmula exclusiva.
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
Preciso esperar o peito encher para voltar a oferecê-lo ao bebê?
Para que essa regulação ocorra de modo adequado, o estabelecimento de horários rígidos para as mamadas, uso de chupeta, treinamentos de sono para supressão das mamadas noturnas, etc., não são recomendados, porque eles enviam uma mensagem incorreta ao organismo da mãe, causando a redução da sua produção total diária de leite e, deixando-a aquém das necessidades do bebê.
Arroto do bebê: Perguntas frequentes
Existem muitas orientações equivocadas sobre colocar o bebê para arrotar. Entenda como funciona o processo e liberte-se do arroto.
Volta ao trabalho: dicas práticas para mães preocupadas
Frequentemente ouvimos mães preocupadas com sua volta ao trabalho e como será a reação do bebê que dorme sendo embalado ou amamentado. A verdade é que todas as crianças (e todas as mães) vivenciam um período difícil quando precisam separar-se por causa do trabalho.
Ausência materna e uso da chupeta
A ausência materna precisa ser suprida por muito colo e contato físico, permitindo à criança a liberdade de escolher o modo de suprir sua necessidade de sucção de forma fisiológica, como sugar o dedo, por exemplo. Normalizar o uso de chupeta para crianças precocemente institucionalizadas serve às instituições em si, que podem continuar com uma quantidade de cuidadores muito aquém do ideal, à força de crianças resignadas com suas chupetas na boca.
Mamar para dormir é associação negativa do sono?
Nossa sociedade vê como negativa a associação entre peito e sono infantil. Mamar para dormir é considerado quase um crime para alguns. Na verdade, esta associação é fisiológica, parte de quem somos como humanos e mamíferos.
Peito grande da mãe e boca pequena do bebê, como conciliar?
Um peito muito grande ou pesado em contraste com a boca diminuta de um recém-nascido podem representar um desafio para muitas mães no estabelecimento da amamentação. Mas com paciência e uma boa técnica tudo irá se ajustando.