— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
14 Verdades sobre o sono infantil
Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil e ao desenvolvimento normal e esperado do ser humano nos seus primeiros anos.
Pausar a vida pelos filhos
Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.
Choro é mais que comunicação, é mecanismo de sobrevivência
Choro é comunicação. Esta frase, apesar de super batida, infelizmente ainda é pouco compreendida e bastante negligenciada. E no contexto do início da vida humana o choro é também um importante mecanismo de sobrevivência.
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
Os despertares noturnos do bebê são por culpa do peito?
Os despertares noturnos são um evento de maturação que atravessa a grande maioria dos bebês e crianças pequenas e que, por volta dos 3 anos, sejam amamentados ou não, em geral, diminuem ou desaparecem
Os primeiros mil dias do bebê
Os 270 dias da gestação, mais 365 do primeiro e 365 do segundo ano de vida totalizam 1000 dias. E é nesse período que ocorrem as principais evoluções, modificações e adaptações que o ser humano necessita vivenciar para se adequar ao mundo, tanto física quanto emocional e cognitivamente.
Intervenções no parto e saúde mental materna
As mulheres que recebem ocitocina sintética para induzir ou estimular o trabalho de parto, muitas vezes junto com outras intervenções, podem estar involuntariamente em risco. Estudos recentes descobriram que a ocitocina sintética e a anestesia peridural aumentam o risco de ansiedade e depressão pós-parto nas mães.
Diálogos de amamentação
Em um mundo onde somos tão pressionadas em relação ao desmame e onde se critica fortemente a associação do peito com o sono infantil, esse diálogo foi um presente e uma lição.
Amamentar é uma questão de fé
Amamentar é uma questão de fé. Porque nem sempre o leite que produzimos será visível. É preciso crer, mesmo sem ver, no mecanismo da amamentação, na sua fisiologia perfeita que nos acompanha desde o surgimento da humanidade e que nos trouxe até aqui.
Relato de parto natural gemelar
A história real de um inusitado parto natural gemelar, rompendo com uma cultura predominantemente cesarista.
Por que o leite acaba no fim do dia?
Muitas mulheres se perguntam o porquê dos peitos murchos no fim do dia. E a primeira hipótese que o senso comum da cultura do desmame sussurra nos seus ouvidos é: “Seu leite acabou!”
Cama compartilhada: sim ou não?
Para refletir qual local o bebê e os pais dormem melhor, pergunte-se: onde o bebê dorme melhor? Com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto, porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um co-sleeper)? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse?
O que podemos esperar do ganho de peso dos bebês?
Entenda como funciona a progressão do ganho de peso nos bebês e ajuste suas expectativas para evitar preocupações sobre o tema.
Qual o filtro do seu maternar?
Dependendo do filtro pelo qual olhamos a maternidade, mesmo em meio ao caos da reconstrução de uma identidade, poderemos encontrar beleza.
Biótipo e genética no desenvolvimento infantil
Nunca compare seu filho com o de ninguém, nem mesmo com os seus próprios, ainda que sejam gêmeos idênticos. Cada ser humano é único e essa individualidade deve ser respeitada.
A evolução do sono dos bebês
Saber quando seu bebê vai dormir a noite toda é uma das preocupações da maioria dos novos pais. O cansaço e as dificuldades de adaptação ao novo ritmo de vida fazem com que eles percebam o despertar de seu filho como um problema quando, na realidade, não é. Tanto crianças quanto adultos têm despertares noturnos. A única diferença é que sabemos como voltar a dormir, eles não. Mas algum dia eles conseguirão.
Crenças culturais que atrapalham a prática da livre demanda
Crenças culturais que atrapalham a compreensão e a prática da livre demanda e a importância do trato respeitoso com o bebê fora do útero.
Livre demanda e combinados na amamentação
A livre demanda é a forma mais adequada de garantir uma boa produção de leite para a mãe, e para o bebê, de aprender sobre autorregulação e saciedade. Ma será que a livre demanda precisa durar para sempre?
Felicidade materna e demanda infantil são incompatíveis?
É impressionante como a nossa cultura insiste em colocar a felicidade materna e a demanda do bebê em lados opostos. E é lamentável que acreditemos neste discurso ao ponto de achar que jamais seremos felizes se tivermos que atender uma criança como ela precisa, respeitando e acolhendo as necessidades de cada fase.
O desafio de aprender a respeitar o sono infantil
No contexto cultural de inegável inversão de valores, respeitar o natural da nossa espécie pode ser um desafio e tanto.
Relato de aleitamento materno exclusivo gemelar
Este relato foi escrito e originalmente publicado em 18 de dezembro de 2015. Os gêmeos estavam com 6 meses e meio. O aleitamento materno exclusivo se estendeu até o início do 7° mês, quando começamos a introdução alimentar pela idade corrigida. Na foto, amamentando os gêmeos na rede a dois dias de completarem os 5 meses. Hoje eles estão com 4 anos e 7 meses e na fase final de um desmame natural.
Choro do bebê e interferências precoces na infância
Os pais, em geral, não estão preparados para lidar com o choro do bebê. O que pode desencadear uma série de interferências externas, que podem incluir a medicalização desnecessária da infância e provocar a fragilização do vínculo.
Você é a mãe
Não tenha medo de assumir o controle do seu maternar. Não o entregue a ninguém mais.
Libido e sexo no pós-parto: Dúvidas frequentes
Vamos falar sobre libido e sexo no pós-parto? A seguir, compartilho uma sequência de perguntas e respostas, elaborada pela médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief. Nela, ela esclarece as principais dúvidas das suas pacientes sobre o tema.
O puerpério não dura 40 dias
Puerpério é revolução, é (re)encontro, é reinventar-se. Por mais assustadora que nos pareça essa fase e por mais que ela seja o prenúncio de que a vida jamais será igual, que ela seja diferente não significa que seja uma pior versão do que foi.
Sobre pisar nos freios para viver melhor
Pisar nos freios e desacelerar para caminhar ao compasso dos pés de quem não merece ser arrastado pelo ritmo insano da vida adulta é um grande desafio da pa/maternidade.