— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
Verdadeiros problemas da mãe recém-nascida
Entender o desenvolvimento normal e esperado do bebê é fundamental para evitar frustrações e concentrar os esforços para que a recém mãe tenha o suporte necessário para atendê-lo com plenitude.
Maternando para a posteridade
A maternidade é uma missão cujos resultados transcendem a nossa própria existência. Que tipo de mensagem estou escrevendo para a posteridade?
Estar apegado e ser dependente são coisas diferentes
O termo dependência resulta de uma ideia pejorativa e vem sendo usada de forma errada para expressar o comportamento de APEGO.
Uma escolha consciente pela maternidade
A maternidade seria mais leve se pudéssemos assumi-la como um projeto digno da nossa atenção exclusiva. Como algo capaz de trazer realização pessoal sem necessidade de outros complementos. Como um caminho que nos levasse ao constante autoconhecimento e aperfeiçoamento e cujo fim fosse a felicidade de ter vivido com um propósito para além de nós mesmas. Como um legado que permanecesse quando já não estivermos neste mundo. E a maternidade pode ser tudo isso. É apenas uma questão de escolha.
Mamar para dormir é associação negativa do sono?
Nossa sociedade vê como negativa a associação entre peito e sono infantil. Mamar para dormir é considerado quase um crime para alguns. Na verdade, esta associação é fisiológica, parte de quem somos como humanos e mamíferos.
Diálogos de amamentação
Em um mundo onde somos tão pressionadas em relação ao desmame e onde se critica fortemente a associação do peito com o sono infantil, esse diálogo foi um presente e uma lição.
É fácil ser a mãe perfeita
É moleza ser a mãe perfeita com vento a favor. Aceitar ser a mãe imperfeita numa realidade bem diferente da que idealizamos é outra história.
Se o bebê está chupando o dedo, o que ele pode estar querendo dizer?
A sucção é considerada um reflexo inato, desenvolvido ainda no útero, e fundamental para a amamentação e para o desenvolvimento psicológico. Assim, esse reflexo torna-se importante para a instalação dos hábitos normais de um ser humano. Muitos bebês que chupam o dedo dentro da barriga continuarão após o nascimento, embora não necessariamente. E isto é normal, é fisiológico. A melhor forma de prevenir a transformação patológica deste tipo de hábito ao longo do tempo é através da amamentação.
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê
O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.
A maternidade é um eterno não dar conta
Esse dar conta implica uma perfeição impossível de alcançar. Dar conta da carreira, dos filhos, da casa, de si mesma, sem desatender nenhum item. Cá entre nós, isso é impossível.
O desafio de aprender a respeitar o sono infantil
No contexto cultural de inegável inversão de valores, respeitar o natural da nossa espécie pode ser um desafio e tanto.
A maternidade e o conflito de gerações
Cada geração de mães fez o melhor que podia com a informação que tinha disponível em sua época. O fato de que hoje tenhamos acesso praticamente ilimitado a todo tipo de informação e evidências científicas não nos faz melhores que a geração que nos precedeu, mas certamente aumenta a nossa responsabilidade por fazer escolhas conscientes.
Pós-parto e a aceitação do novo eu
Você é mãe. Uma nova identidade está sendo construída. A vida nunca mais será como antes e nem por isso será uma versão pior do que era. Ela pode chegar a ser uma versão fantástica.
Introdução alimentar : o que você precisa saber
Primeiro de tudo, vamos relembrar o nome dessa fase “Alimentação Complementar”, ou seja, se nós refletirmos sobre esse título, lembramos que os alimentos vão complementar o leite que o bebê recebia exclusivamente até agora, eles não vão substituir o leite!
Qual o filtro do seu maternar?
Dependendo do filtro pelo qual olhamos a maternidade, mesmo em meio ao caos da reconstrução de uma identidade, poderemos encontrar beleza.
Lactogestação e Tandem: mitos e verdades
Lactogestação e Tandem são temas que estão rodeados de tabus. Vamos diferenciar alguns mitos de verdades à luz das evidências científicas.
Biótipo e genética no desenvolvimento infantil
Nunca compare seu filho com o de ninguém, nem mesmo com os seus próprios, ainda que sejam gêmeos idênticos. Cada ser humano é único e essa individualidade deve ser respeitada.
8 Dicas para manter a amamentação no tempo
Decidir amamentar na cultura do desmame exige muita determinação. É bem provável que enfrentemos desde o início inúmeros obstáculos pela assistência profissional inadequada e pressão da família pela falta de conhecimento sobre o tema e os muitos mitos que imperam na nossa cultura.
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
Diagnósticos incorretos de alergia em bebês
Muito do excesso de diagnósticos incorretos de alergia em bebês se deve à falta de conhecimento dos pais e profissionais sobre o comportamento normal do ser humano no início da vida extrauterina, além do mau manejo clínico da amamentação por parte destes últimos. A seguir algumas orientações importantes a partir de situações vivenciadas por muitas famílias nos consultórios médicos.
Puerpério e construção do vínculo
O puerpério é um período de grandes transformações. Em que precisamos nos reencontrar com um novo eu. Mas também o momento oportuno para começar a tecer um vínculo forte com o nosso bebê.
Como ser mãe sem pirar na era da informação?
Maneiras de conciliar a super oferta de informação e canalizá-la para o bem sem perder a sanidade mental.
Quando você me toma em seus braços
Você já parou um instante para pensar sobre o fantástico significado de estar nos seus braços para o seu bebê?
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
Quando os médicos não têm razão
A recomendação médica de complementação com leite artificial deveria ser para a amamentação como a de cesárea para a via de nascimento. Ou seja, a última opção, escolhida com o intuito de preservar a vida em casos de risco real e iminente. Mas os altos índices de cesárea e a baixa média de aleitamento materno exclusivo no país, bem distantes dos números recomendados pela Organização Mundial de Saúde, nos mostram que na prática não é bem assim.
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação
Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.