— Navegue e conheça

Meu Blog

Todos os Posts

Qual a forma correta de higienizar os dentes do bebê?

Como cuidar dos dentinhos do bebê?

Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).

Read More »
O poder do colo refletido no DNA do bebê

O poder do colo refletido no DNA do bebê

A quantidade de contato íntimo e reconfortante entre os bebês e seus cuidadores pode afetar as crianças em nível molecular, um efeito detectável quatro anos depois, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica e do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil da Colúmbia Britânica.

Read More »
Quando a maternidade nos supera

Quando a maternidade nos supera

Tem dias que as coisas fogem do controle, que nada sai no horário, que o filho chega atrasado na escola, que todo nosso esforço em manter a casa minimamente habitável é em vão. A gente aproveita que as crianças resolveram correr no quintal para chorar enquanto corta a cebola do refogado. Tem dias que dá vontade de fugir, de hibernar até a próxima estação, de evaporar no ar.

Read More »
Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês

Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês

Um estudo usando imagens do cérebro feitas por máquinas de ressonância magnética \”silenciosas\” se soma ao crescente corpo de evidências de que a amamentação melhora o desenvolvimento do cérebro em bebês. A amamentação exclusiva produziu melhor desenvolvimento cerebral do que uma combinação de amamentação e fórmula, que produziu melhor desenvolvimento do que a fórmula exclusiva.

Read More »
Mãe nunca deixa de ser

Mãe nunca deixa de ser

Enquanto respiro fundo e me preparo para talvez mais uma noite sem dormir, eu penso nesse amor de mãe que me precedeu, que presenciei e que me acolheu e que agora eu posso dar aos meus filhos. Sempre serei sua mãe e os amarei até o fim, na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza. Porque mãe nunca deixa de ser.

Read More »
Existe vida depois da chegada dos filhos?

Existe vida depois da chegada dos filhos?

A chegada de um bebê ao seio de uma família provoca um grande colapso. A noção do passar das horas, de dia e noite, de descanso, de ócio, deixam de existir por um tempo. Tudo se concentra em atender as necessidades urgentes do recém-nascido: alimento, higiene, sono, choro. A vida de repente se resume a isso. E temos que lutar contra um forte sentimento de inutilidade. Mas de onde ele vem?

Read More »
Introdução alimentar: o que você precisa saber antes de começar

Introdução alimentar : o que você precisa saber

Primeiro de tudo, vamos relembrar o nome dessa fase “Alimentação Complementar”, ou seja, se nós refletirmos sobre esse título, lembramos que os alimentos vão complementar o leite que o bebê recebia exclusivamente até agora, eles não vão substituir o leite!

Read More »
Uma perspectiva sobre o desmame

Uma perspectiva sobre o desmame

Quando entendemos o que é a amamentação e tudo o que ela representa. E conhecemos os benefícios livres de riscos que ela traz. Fica mais fácil identificar o discurso que a cultura do desmame trata de nos impor e assim poderemos fazer escolhas mais conscientes no nosso maternar.

Read More »
Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil.

14 Verdades sobre o sono infantil

Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil e ao desenvolvimento normal e esperado do ser humano nos seus primeiros anos.

Read More »
Toda mãe alguma vez...

Toda mãe alguma vez…

Toda mãe já chorou baixinho no escuro. Dormiu com o cabelo sujo ou sem escovar os dentes. Já se perguntou quando teria sua antiga vida de volta.

Read More »
Na ausência da mãe pela volta ao trabalho ou estudos é necessário oferecer chupeta ao bebê?

Ausência materna e uso da chupeta

A ausência materna precisa ser suprida por muito colo e contato físico, permitindo à criança a liberdade de escolher o modo de suprir sua necessidade de sucção de forma fisiológica, como sugar o dedo, por exemplo. Normalizar o uso de chupeta para crianças precocemente institucionalizadas serve às instituições em si, que podem continuar com uma quantidade de cuidadores muito aquém do ideal, à força de crianças resignadas com suas chupetas na boca.

Read More »
Para que serve a livre demanda afinal?

Para que serve a livre demanda afinal?

Livre demanda não é modinha. Nem é coisa que as chatas da amamentação inventaram e repetem apenas para torturar as mães. Livre demanda é um conceito até bastante óbvio do ponto de vista fisiológico.

Read More »
Preciso dar um intervalo entre as mamadas para dar tempo do peito encher? Esta é uma dúvida bastante frequente entre as mães de primeira viagem. E, infelizmente, muitos profissionais desatualizados continuam perpetuando este tipo de recomendação nos consultórios.

Preciso esperar o peito encher para voltar a oferecê-lo ao bebê?

Para que essa regulação ocorra de modo adequado, o estabelecimento de horários rígidos para as mamadas, uso de chupeta, treinamentos de sono para supressão das mamadas noturnas, etc., não são recomendados, porque eles enviam uma mensagem incorreta ao organismo da mãe, causando a redução da sua produção total diária de leite e, deixando-a aquém das necessidades do bebê.

Read More »
Cólica do bebê: Entenda porque a amamentação é sua aliada

Cólica do bebê: Entenda porque a amamentação é sua aliada

A cólica do bebê nada mais é do que o processo natural de maturação gastrintestinal, não adianta entupir de medicamentos. A capacidade gástrica aumenta consideravelmente nos primeiros meses. Com 3 dias de vida cabem cerca de 27 ml e com 30 dias cabem cerca de 150 ml! Imagina essa distensão sendo indolor?

Read More »
Intervenções no parto e saúde mental materna

Intervenções no parto e saúde mental materna

As mulheres que recebem ocitocina sintética para induzir ou estimular o trabalho de parto, muitas vezes junto com outras intervenções, podem estar involuntariamente em risco. Estudos recentes descobriram que a ocitocina sintética e a anestesia peridural aumentam o risco de ansiedade e depressão pós-parto nas mães.

Read More »