— Navegue e conheça

Meu Blog

Todos os Posts

Amamentação "prolongada" sem mitos

Amamentação prolongada sem mitos

Ao contrário do que muitos pensam dois anos não é a data de validade do leite materno e portanto o momento do desmame compulsório. Dois anos na verdade se refere ao tempo mínimo de amamentação recomendado pela Organização Mundial de Saúde e corroborado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, não existindo um tempo limite recomendado.

Read More »
Pausar a vida pelos filhos

Pausar a vida pelos filhos

Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.

Read More »
Amamentar é uma questão de fé

Amamentar é uma questão de fé

Amamentar é uma questão de fé. Porque nem sempre o leite que produzimos será visível. É preciso crer, mesmo sem ver, no mecanismo da amamentação, na sua fisiologia perfeita que nos acompanha desde o surgimento da humanidade e que nos trouxe até aqui.

Read More »
Quem é sua tribo?

Quem é sua tribo?

Nenhuma mãe deveria ser abandonada à própria sorte para criar seu filho. Mas já não vivemos em tribos e as estruturas familiares estão cada vez mais enxutas e fragilizadas.

Read More »
O papel do pai na dinâmica familiar após a chegada do bebê.

O papel do pai na dinâmica familiar

Existem inúmeras maneiras do pai participar ativamente na dinâmica familiar após a chegada do bebê. Ele pode dar um banho, trocar uma fralda, dar colo depois que o bebê acaba de mamar, carregar no sling, fazer uma massagem ou pele a pele pra aliviar a cólica, embalar quando chega a hora da bruxa no fim do dia, oferecer o leite materno ordenhado no copinho se a mãe precisar se ausentar ou se estiver precisando de um descanso. Estas são maneiras maravilhosas em que pai e filho podem se conectar. Existem inúmeras maneiras do pai participar ativamente na dinâmica familiar após a chegada do bebê. Ele pode dar um banho, trocar uma fralda, dar colo depois que o bebê acaba de mamar, carregar no sling, fazer uma massagem ou pele a pele pra aliviar a cólica, embalar quando chega a hora da bruxa no fim do dia, oferecer o leite materno ordenhado no copinho se a mãe precisar se ausentar ou se estiver precisando de um descanso. Estas são maneiras maravilhosas em que pai e filho podem se conectar.

Read More »
Diálogos maternos numa noite insone

Diálogos maternos numa noite insone

Desde que você chegou o tempo deixou de existir. Parece já não haver intervalos. Me sinto tão cansada. Apenas cochilei e você acordou chorando. Agora estamos os dois sentados na cama do quarto em penumbra.

Read More »
Violência obstétrica: um relato pessoal

Violência obstétrica: um relato pessoal

Só então eu entendi que o problema não estava comigo. O verdadeiro problema era o modelo obsoleto de assistência ao parto ao qual eu havia sido submetida. Entendi que havia sido vítima de violência obstétrica.

Read More »
Introdução alimentar: o que você precisa saber antes de começar

Introdução alimentar : o que você precisa saber

Primeiro de tudo, vamos relembrar o nome dessa fase “Alimentação Complementar”, ou seja, se nós refletirmos sobre esse título, lembramos que os alimentos vão complementar o leite que o bebê recebia exclusivamente até agora, eles não vão substituir o leite!

Read More »
O uso de chupeta e mamadeira podem causar desmame precoce por confusão de bicos?

Confusão de bicos: mito ou verdade

Confusão de bicos é um termo comumente utilizado para explicar a dificuldade que algumas crianças têm de continuar o aleitamento materno após terem sido submetidas a algum tipo de bico artificial (estejam eles relacionados à sucção nutritiva ou não). Inicialmente, essa utilização pode gerar confusão quanto à forma de mamar da criança, dificultando a ordenha no seio materno, podendo levar ao desmame precoce.

Read More »
Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês

Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês

Um estudo usando imagens do cérebro feitas por máquinas de ressonância magnética \”silenciosas\” se soma ao crescente corpo de evidências de que a amamentação melhora o desenvolvimento do cérebro em bebês. A amamentação exclusiva produziu melhor desenvolvimento cerebral do que uma combinação de amamentação e fórmula, que produziu melhor desenvolvimento do que a fórmula exclusiva.

Read More »
Relato de aleitamento materno exclusivo gemelar

Relato de aleitamento materno exclusivo gemelar

Este relato foi escrito e originalmente publicado em 18 de dezembro de 2015. Os gêmeos estavam com 6 meses e meio. O aleitamento materno exclusivo se estendeu até o início do 7° mês, quando começamos a introdução alimentar pela idade corrigida. Na foto, amamentando os gêmeos na rede a dois dias de completarem os 5 meses. Hoje eles estão com 4 anos e 7 meses e na fase final de um desmame natural.

Read More »
Você sofre de alguma fobia materna?

Você sofre de alguma fobia materna?

A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.

Read More »