Choro é um sinal tardio de fome

Foto: Elisa Elsie - Duas Estúdio
Foto: Elisa Elsie – Duas Estúdio

Antes de chorar o bebê vai enviar uma série de outros sinais aos quais devemos estar atentos: acordar, se mexer, mover a cabeça de um lado para o outro como se estivesse buscando algo (e realmente está!), fazer barulhinhos, abrir a boca, chupar as mãos, etc.

Esperar o bebê estar chorando para só então alimentá-lo aumenta o nervosismo, tornando mais difícil para a mãe colocá-lo no peito, e no caso dos cuidadores aumenta as chances de rejeição do leite oferecido em outro utensílio, especialmente na fase de adaptação.

Nada de dar chupeta, de ficar distraindo o bebê ou deixá-lo chorando para aumentar de maneira forçada o intervalo entre as mamadas. A amamentação deve ser em livre demanda e no caso dos recém-nascidos, e em especial dos prematuros, dos bebês muitos sonolentos e/ou com baixo-peso, faz parte do processo a livre oferta do peito por parte da mãe. Isso evitará o comprometimento do ganho de peso inicial, a baixa produção de leite materno por falta de estímulo e nos casos mencionados acima que aconteçam episódios de hipoglicemia.

Como sabemos, nem todo choro é fome. Mas também sabemos que o peito é muito mais que o meio pelo qual o bebê enche a barriga. Na dúvida, sempre ofereça o peito. Se o bebê recusar ou mamar e se mantiver irritado, então poderemos buscar outras razões que expliquem seu desconforto.

Os bebês devem estar sempre próximos da sua mãe, de preferência em contato direto com seu corpo. Ao alcance da vista materna os mínimos sinais poderão ser percebidos e atendidos, e no contato contínuo seu corpo e alma poderão ser alimentados de forma plena.

Sinais de Fome do Bebê - GVA
Sinais de Fome do Bebê – GVA

Por Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado na minha conta do Instagram em 19 de julho de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.