Como sair ilesa da maternidade?

Como sair ilesa da maternidade?
Foto: Elisa Elsie – Duas Estúdio

Não existe uma maneira de chegar e sair ilesa da maternidade. Por mais bem informadas e embasadas que estejamos, por mais que nosso entorno nos proporcione um contexto de tribo e nos permita um aprendizado prévio por observação, por mais que não sejamos mães de primeira viagem. Ainda assim será impossível evitar todos os percalços, quedas, sustos, dores e derrotas do caminho.

É verdade que o conhecimento bem fundamentado de diferentes processos nos ajuda a fazer nossa estréia com expectativas mais realistas e a viver o momento com boa dose de naturalidade e leveza. Mas ainda assim a realidade será sempre mais desafiadora do que a teoria. É bem diferente conhecer sobre a evolução natural do sono infantil do que ter que lidar com noites mal dormidas por anos a fio. Saber sobre exterogestação do que ter um bebê no colo 24h por dia. Entender a fisiologia da amamentação e a importância da autoconfiança no processo do que ter que lidar com palpites, críticas e recomendações absurdas e ainda assim não duvidar de si mesma. Dominar todas as nuances do neurodesenvolvimento humano no início da vida do que ter que acolher uma criança de dois anos com ataques de birra impossíveis de contar em uma única manhã.

Então nada mais necessário para um maternar saudável do que a certeza absoluta de que vamos errar, de que não teremos todas as respostas, de que precisaremos aprender algo novo o tempo todo. Porque os anos passam, os desafios mudam de roupagem, mas não desaparecem. Nada tão fundamental para seguir em frente do que a graça, que se renova a cada dia e traz perdão e força, para que não desanimemos nesta jornada de aperfeiçoamento que durará toda a nossa existência.


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado na minha conta de Instagram em 25 de fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.