Qual o filtro do seu maternar?

Foto: Duas Estúdio - Elisa Elsie & Mariana do Vale
Foto: Duas Estúdio – Elisa Elsie & Mariana do Vale

Li há alguns dias uma analogia entre os filtros para foto do Instagram e as nossas crenças, pelo modo em que influenciam a forma como vemos a maternidade. Desde então estive pensando sobre o assunto.

A maternidade é inegavelmente desafiadora, um processo de profunda transformação. Envolve trabalho físico e desgaste emocional. Implica em doação e cuidado constantes, quase ininterruptos. É cansativa e por vezes frustrante. Mas dependendo do filtro pelo qual a olhamos, mesmo em meio ao caos da reconstrução de uma identidade poderemos encontrar amadurecimento, beleza, força, conexão, resiliência, propósito e um amor sem limites.

Se nos sentimos com frequência inúteis, manipuladas, incapazes, erradas, improdutivas, menos que os demais, então provavelmente é hora de rever nossas crenças, se é que são mesmo nossas, ou se estamos apenas reproduzindo o discurso limitante do nosso contexto, incluídas as críticas, o desmerecimento, as acusações e os mitos opressores da nossa cultura.

Que a maternidade não é cor-de-rosa, creio que estamos todas de acordo quanto a isso. Mas entre os extremos do preto e do branco, existem uma infinidade de cores que podem ser bem nossas. Talvez precisemos melhorar a nitidez com que enxergamos o nosso maternar, calibrar o brilho, ajustar o contraste, realçar as cores, elevar a temperatura. E não importa que não se pareça ao de mais ninguém. O seu maternar é seu, é único. Felizes daquelas que encontram o tom que lhes cabe à perfeição e com ele a leveza tão necessária ao ser mãe.

Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado na minha conta do Instagram em 04 de junho de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.