— Navegue e conheça
Meu Blog
Todos os Posts
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação
Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.
Biótipo e genética no desenvolvimento infantil
Nunca compare seu filho com o de ninguém, nem mesmo com os seus próprios, ainda que sejam gêmeos idênticos. Cada ser humano é único e essa individualidade deve ser respeitada.
Soluções para o choro sem chupeta: Acalmando o bebê através da exterogestação
Quando está dentro do útero, o bebê vive em um ambiente estável e estimulante, com líquido, barulhos, temperatura agradável e alimento constante. Para acalmá-lo nos primeiros meses após o nascimento, é preciso reproduzir esta riqueza de sensações.
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
Existe vida depois da chegada dos filhos?
A chegada de um bebê ao seio de uma família provoca um grande colapso. A noção do passar das horas, de dia e noite, de descanso, de ócio, deixam de existir por um tempo. Tudo se concentra em atender as necessidades urgentes do recém-nascido: alimento, higiene, sono, choro. A vida de repente se resume a isso. E temos que lutar contra um forte sentimento de inutilidade. Mas de onde ele vem?
Encontrando leveza em meio ao cansaço da maternidade
A maternidade cansa, mas pode ser leve. E não existe contradição nisso. O que a faz ser um peso é tentar se encaixar no padrão alheio.
Fases da maternidade: Desfrutando do agora
Na pressa de querer pular de fase, corremos o risco de deixar de curtir as recompensas que o momento proporciona. Todas as fases tem um ônus e um bônus.
A alimentação materna causa cólicas no bebê?
A tal da cólica nem sempre é um fenômeno puramente intestinal. O desconforto e irritabilidade do bebê podem ser causados por hiper-estímulo, como ambientes muito barulhentos, passar no colo de uma infinidade de parentes, muita luz, muita coisa acontecendo.
Crenças e mitos são um obstáculo ao fluir natural da amamentação
Para justificar a mudança de paradigma que norteou a substituição de um padrão de amamentação universal por 2 a 3 anos para um padrão em que predominava o aleitamento artificial, foi necessário adotar algumas crenças e mitos.
Crenças culturais que atrapalham a prática da livre demanda
Crenças culturais que atrapalham a compreensão e a prática da livre demanda e a importância do trato respeitoso com o bebê fora do útero.
Como cuidar dos dentinhos do bebê?
Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).
Mamar para dormir é associação negativa do sono?
Nossa sociedade vê como negativa a associação entre peito e sono infantil. Mamar para dormir é considerado quase um crime para alguns. Na verdade, esta associação é fisiológica, parte de quem somos como humanos e mamíferos.
Relato de parto natural gemelar
A história real de um inusitado parto natural gemelar, rompendo com uma cultura predominantemente cesarista.
Verdadeiros problemas da mãe recém-nascida
Entender o desenvolvimento normal e esperado do bebê é fundamental para evitar frustrações e concentrar os esforços para que a recém mãe tenha o suporte necessário para atendê-lo com plenitude.
9 Razões para manter a amamentação noturna
Por quanto tempo preciso amamentar durante a noite?
9 Dicas sobre saúde bucal do bebê antes dos dentes
Recomendações baseadas nas evidências científicas mais atuais para que você possa cuidar da saúde bucal do seu bebê de forma consciente e sem neuras.
O puerpério não dura 40 dias
Puerpério é revolução, é (re)encontro, é reinventar-se. Por mais assustadora que nos pareça essa fase e por mais que ela seja o prenúncio de que a vida jamais será igual, que ela seja diferente não significa que seja uma pior versão do que foi.
Um fato importante sobre amamentação prolongada que você precisa saber
Cheio de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento. Mas, há muito mais sobre o leite materno que havia sido negligenciado até agora. O ingrediente não mais secreto necessário para o desenvolvimento do intestino e do cérebro, o motivo pelo qual a amamentação prolongada é tão importante é: MICRÓBIOS!
Como sair ilesa da maternidade?
Por mais bem informadas e embasadas que estejamos, por mais que nosso entorno nos proporcione um contexto de tribo e nos permita um aprendizado prévio por observação, por mais que não sejamos mães de primeira viagem. Ainda assim será impossível evitar todos os percalços, quedas, sustos, dores e derrotas do caminho.
Diálogos de amamentação
Em um mundo onde somos tão pressionadas em relação ao desmame e onde se critica fortemente a associação do peito com o sono infantil, esse diálogo foi um presente e uma lição.
Estresse seca o leite?
É comum escutarmos histórias de mulheres dizendo que seu leite secou porque passaram uma raiva ou tiveram um susto. Mas será verdade? Entenda como o estresse pode afetar o mecanismo da lactação.
Você sofre de alguma fobia materna?
A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.
Você não precisa produzir muito leite. Apenas o suficiente para o seu bebê!
Essa ideia de que a mulher precisa ter seios fartos que jorrem leite para que a amamentação seja exitosa não tem base científica alguma. São só crenças passadas adiante e que semeiam dúvida no coração das futuras e recém-mães.
Creche, escola, babá ou cuidador: qual a melhor opção pro bebê?
Com a necessidade de reincorporação precoce dos pais ao trabalho, surge o dilema sobre o que seria melhor pro bebê. Quem estaria mais capacitado a atendê-lo na ausência da mãe? Do que um bebê realmente precisa? Estas dúvidas muitas vezes vêm carregadas de culpa e de uma boa dose de desinformação.
Toda mãe alguma vez…
Toda mãe já chorou baixinho no escuro. Dormiu com o cabelo sujo ou sem escovar os dentes. Já se perguntou quando teria sua antiga vida de volta.
Você é a mãe
Não tenha medo de assumir o controle do seu maternar. Não o entregue a ninguém mais.
