Uma escolha consciente pela maternidade
Uma escolha consciente pela maternidade

A maternidade seria mais leve se pudéssemos assumi-la como um projeto digno da nossa atenção exclusiva. Como algo capaz de trazer realização pessoal sem necessidade de outros complementos. Como um caminho que nos levasse ao constante autoconhecimento e aperfeiçoamento e cujo fim fosse a felicidade de ter vivido com um propósito para além de nós mesmas. Como um legado que permanecesse quando já não estivermos neste mundo. E a maternidade pode ser tudo isso. É apenas uma questão de escolha.

Read More »
Quem é sua tribo?
Quem é sua tribo?

Nenhuma mãe deveria ser abandonada à própria sorte para criar seu filho. Mas já não vivemos em tribos e as estruturas familiares estão cada vez mais enxutas e fragilizadas.

Read More »
Violência obstétrica: um relato pessoal
Violência obstétrica: um relato pessoal

Só então eu entendi que o problema não estava comigo. O verdadeiro problema era o modelo obsoleto de assistência ao parto ao qual eu havia sido submetida. Entendi que havia sido vítima de violência obstétrica.

Read More »
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê. Veja como os picos, saltos e angústia da separação podem afetar o comportamento e o sono do bebê.
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.

Read More »
Na ausência da mãe pela volta ao trabalho ou estudos é necessário oferecer chupeta ao bebê?
Ausência materna e uso da chupeta

A ausência materna precisa ser suprida por muito colo e contato físico, permitindo à criança a liberdade de escolher o modo de suprir sua necessidade de sucção de forma fisiológica, como sugar o dedo, por exemplo. Normalizar o uso de chupeta para crianças precocemente institucionalizadas serve às instituições em si, que podem continuar com uma quantidade de cuidadores muito aquém do ideal, à força de crianças resignadas com suas chupetas na boca.

Read More »
Qual a forma correta de higienizar os dentes do bebê?
Como cuidar dos dentinhos do bebê?

Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).

Read More »
É possível estimular inadequadamente o cérebro do bebê de maneira prejudicial e não benéfica através da exposição às telas?
Por que os bebês não devem ser expostos às telas?

Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?

Read More »
Felicidade materna e demanda infantil são incompatíveis?
Felicidade materna e demanda infantil são incompatíveis?

É impressionante como a nossa cultura insiste em colocar a felicidade materna e a demanda do bebê em lados opostos. E é lamentável que acreditemos neste discurso ao ponto de achar que jamais seremos felizes se tivermos que atender uma criança como ela precisa, respeitando e acolhendo as necessidades de cada fase.

Read More »
O papel do pai na dinâmica familiar após a chegada do bebê.
O papel do pai na dinâmica familiar

Existem inúmeras maneiras do pai participar ativamente na dinâmica familiar após a chegada do bebê. Ele pode dar um banho, trocar uma fralda, dar colo depois que o bebê acaba de mamar, carregar no sling, fazer uma massagem ou pele a pele pra aliviar a cólica, embalar quando chega a hora da bruxa no fim do dia, oferecer o leite materno ordenhado no copinho se a mãe precisar se ausentar ou se estiver precisando de um descanso. Estas são maneiras maravilhosas em que pai e filho podem se conectar. Existem inúmeras maneiras do pai participar ativamente na dinâmica familiar após a chegada do bebê. Ele pode dar um banho, trocar uma fralda, dar colo depois que o bebê acaba de mamar, carregar no sling, fazer uma massagem ou pele a pele pra aliviar a cólica, embalar quando chega a hora da bruxa no fim do dia, oferecer o leite materno ordenhado no copinho se a mãe precisar se ausentar ou se estiver precisando de um descanso. Estas são maneiras maravilhosas em que pai e filho podem se conectar.

Read More »
O leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento.
Um fato importante sobre amamentação prolongada que você precisa saber

Cheio de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento. Mas, há muito mais sobre o leite materno que havia sido negligenciado até agora. O ingrediente não mais secreto necessário para o desenvolvimento do intestino e do cérebro, o motivo pelo qual a amamentação prolongada é tão importante é: MICRÓBIOS!

Read More »
Os primeiros 1000 dias do bebê
Os primeiros mil dias do bebê

Os 270 dias da gestação, mais 365 do primeiro e 365 do segundo ano de vida totalizam 1000 dias. E é nesse período que ocorrem as principais evoluções, modificações e adaptações que o ser humano necessita vivenciar para se adequar ao mundo, tanto física quanto emocional e cognitivamente.

Read More »
Libido e sexo no pós-parto
Libido e sexo no pós-parto: Dúvidas frequentes

Vamos falar sobre libido e sexo no pós-parto? A seguir, compartilho uma sequência de perguntas e respostas, elaborada pela médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief. Nela, ela esclarece as principais dúvidas das suas pacientes sobre o tema.

Read More »
Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil.
14 Verdades sobre o sono infantil

Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil e ao desenvolvimento normal e esperado do ser humano nos seus primeiros anos.

Read More »