Você sofre de alguma fobia materna?
A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.
Uma revolução chamada puerpério
O puerpério é mesmo uma fase complicada de revolução hormonal, cansaço extremo, de lidar ao mesmo tempo com morte e nascimento.
Seu bebê já dorme a noite toda?
Biologicamente, antropologicamente, psicologicamente… nossos recém-nascidos não foram feitos para dormir sozinhos. Eles nasceram para serem carregados.
Sobre pisar nos freios para viver melhor
Pisar nos freios e desacelerar para caminhar ao compasso dos pés de quem não merece ser arrastado pelo ritmo insano da vida adulta é um grande desafio da pa/maternidade.
Mamar para dormir é associação negativa do sono?
Nossa sociedade vê como negativa a associação entre peito e sono infantil. Mamar para dormir é considerado quase um crime para alguns. Na verdade, esta associação é fisiológica, parte de quem somos como humanos e mamíferos.
Você não precisa produzir muito leite. Apenas o suficiente para o seu bebê!
Essa ideia de que a mulher precisa ter seios fartos que jorrem leite para que a amamentação seja exitosa não tem base científica alguma. São só crenças passadas adiante e que semeiam dúvida no coração das futuras e recém-mães.
Estar apegado e ser dependente são coisas diferentes
O termo dependência resulta de uma ideia pejorativa e vem sendo usada de forma errada para expressar o comportamento de APEGO.
Cólica do bebê: Entenda porque a amamentação é sua aliada
A cólica do bebê nada mais é do que o processo natural de maturação gastrintestinal, não adianta entupir de medicamentos. A capacidade gástrica aumenta consideravelmente nos primeiros meses. Com 3 dias de vida cabem cerca de 27 ml e com 30 dias cabem cerca de 150 ml! Imagina essa distensão sendo indolor?
Um fato importante sobre amamentação prolongada que você precisa saber
Cheio de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, o leite materno é o alimento perfeito para construir os componentes celulares do intestino e do cérebro e fornecer combustível para seu ótimo funcionamento. Mas, há muito mais sobre o leite materno que havia sido negligenciado até agora. O ingrediente não mais secreto necessário para o desenvolvimento do intestino e do cérebro, o motivo pelo qual a amamentação prolongada é tão importante é: MICRÓBIOS!
Controle de esfíncteres e Desfralde consciente
Para que o desfralde aconteça no tempo da criança é necessário que ela já possa identificar se tem vontade de fazer xixi ou cocô. Ela deve ser capaz de segurar até encontrar um lugar adequado, pelo que os esfíncteres (interno/involuntário e externo/voluntário) devem estar maduros. Controle de esfíncteres é uma questão de maturação neurológica, emocional e motora. Não é aprendizado.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Comportamento Infantil
Os períodos de \”crise\”, tenham eles origem física ou emocional, podem gerar angústia e afetar, como dissemos, o padrão de sono e alimentação, conformidade com a rotina, sociabilidade com o entorno e o humor da criança. O desenvolvimento não ocorre de modo organizado e linear, como pensamos.
Se eu pudesse voltar no tempo
O que eu diria a mim mesma, grávida, com tão pouca informação e, no entanto, com tantos sonhos e expectativas em relação à maternidade?
Você sabe o que é perturbação na amamentação?
A perturbação ou agitação na amamentação é um sentimento de aversão ao ato de sugar o seio, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres experimentam isto não é totalmente conhecida. Não se trata de um sentimento racional, não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação, que pode oscilar entre a irritação e a raiva, ou uma sensação de arrepio ou comichão na pele (YATE, 2017¹).
Existe mesmo a pega perfeita do bebê ao mamar?
Não existe a pega perfeita. Existe a pega que funciona, onde a boca única do bebê se acopla ao seio único de sua mãe e a amamentação pode fluir sem dores para a mãe e com um bebê que fica relaxado depois da mamada e ganha peso corretamente.
Por que os bebês não devem ser expostos às telas?
Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?
Sobre amar e ser amado
Às vezes vale a pena parar para refletir sobre nossas próprias crenças e conceitos sobre o amor.
Você é a mãe
Não tenha medo de assumir o controle do seu maternar. Não o entregue a ninguém mais.
Desmame iatrogênico, você sabe o que é?
Iatrogenia é uma palavra técnica complicada para danos à saúde devido à ação médica. O desmame iatrogênico seria então aquele provocado por assistência médica inadequada. Nesta categoria está incluído o desmame do meu filho mais velho, e eu sei que, infelizmente, o de muitos outros bebês ao redor do mundo.
A mãe perfeita é aquela cujo filho ainda não nasceu
Não existe nada mais simples, fácil e indolor do que maternar o filho alheio. Complexo, difícil mesmo e até doloroso é maternar a própria cria.
Quando o leite materno vira água?
Não existe tal fenômeno de conversão do leite materno em água. É mentira. O leite materno não se transforma em nada. Sempre é leite materno pelo tempo que durar a amamentação.
Cama compartilhada: sim ou não?
Para refletir qual local o bebê e os pais dormem melhor, pergunte-se: onde o bebê dorme melhor? Com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto, porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um co-sleeper)? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse?
Toda mãe alguma vez…
Toda mãe já chorou baixinho no escuro. Dormiu com o cabelo sujo ou sem escovar os dentes. Já se perguntou quando teria sua antiga vida de volta.
Pós-parto e a aceitação do novo eu
Você é mãe. Uma nova identidade está sendo construída. A vida nunca mais será como antes e nem por isso será uma versão pior do que era. Ela pode chegar a ser uma versão fantástica.
Desmame precoce por confusão de bicos: relato e reflexão
Não amamentar do jeito que a gente sonhou dói. A outra grande dor vem quando a informação chega e vemos que tudo que aconteceu poderia ter sido evitado.