Verdadeiros inimigos da amamentação
Só poderemos resistir à pressão da nossa cultura em relação ao desmame se soubermos exatamente quem são os verdadeiros inimigos da amamentação e tivermos a informação correta para questioná-los.
Quando voltarei a dormir a noite toda?
A pergunta que 9 entre 10 pais de bebês devem se fazer todos os dias. Mas ninguém dorme a toda li-te-ral-men-te. Vem ler e entender o porquê.
Cama compartilhada: sim ou não?
Para refletir qual local o bebê e os pais dormem melhor, pergunte-se: onde o bebê dorme melhor? Com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto, porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um co-sleeper)? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse?
Uma perspectiva sobre o desmame
Quando entendemos o que é a amamentação e tudo o que ela representa. E conhecemos os benefícios livres de riscos que ela traz. Fica mais fácil identificar o discurso que a cultura do desmame trata de nos impor e assim poderemos fazer escolhas mais conscientes no nosso maternar.
Amamentar é uma questão de fé
Amamentar é uma questão de fé. Porque nem sempre o leite que produzimos será visível. É preciso crer, mesmo sem ver, no mecanismo da amamentação, na sua fisiologia perfeita que nos acompanha desde o surgimento da humanidade e que nos trouxe até aqui.
Álcool e amamentação são compatíveis?
Informação fidedigna e uma boa dose de bom senso para avaliar riscos toxicológicos para o bebê, riscos para a amamentação, riscos comportamentais, e fazer escolhas conscientes sobre o consumo de álcool durante o período da amamentação.
A evolução do sono dos bebês
Saber quando seu bebê vai dormir a noite toda é uma das preocupações da maioria dos novos pais. O cansaço e as dificuldades de adaptação ao novo ritmo de vida fazem com que eles percebam o despertar de seu filho como um problema quando, na realidade, não é. Tanto crianças quanto adultos têm despertares noturnos. A única diferença é que sabemos como voltar a dormir, eles não. Mas algum dia eles conseguirão.
O que podemos esperar do ganho de peso dos bebês?
Entenda como funciona a progressão do ganho de peso nos bebês e ajuste suas expectativas para evitar preocupações sobre o tema.
Fezes esverdeadas significam baixa ingestão de leite posterior?
As fezes esverdeadas não são o único sintoma de “não receber suficiente gordura”.
Encontrando leveza em meio ao cansaço da maternidade
A maternidade cansa, mas pode ser leve. E não existe contradição nisso. O que a faz ser um peso é tentar se encaixar no padrão alheio.
Como sair ilesa da maternidade?
Por mais bem informadas e embasadas que estejamos, por mais que nosso entorno nos proporcione um contexto de tribo e nos permita um aprendizado prévio por observação, por mais que não sejamos mães de primeira viagem. Ainda assim será impossível evitar todos os percalços, quedas, sustos, dores e derrotas do caminho.
Qual o remédio mais eficaz para aumentar a produção de leite?
Pra começo de conversa, não precisamos produzir muito leite, basta produzir o suficiente.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Comportamento Infantil
Os períodos de \”crise\”, tenham eles origem física ou emocional, podem gerar angústia e afetar, como dissemos, o padrão de sono e alimentação, conformidade com a rotina, sociabilidade com o entorno e o humor da criança. O desenvolvimento não ocorre de modo organizado e linear, como pensamos.
E se eu não fosse mãe, como estaria a minha vida agora?
Sua vida e a minha talvez fosssem bem distintas do que são. Podemos até nos permitir viver o luto daquilo que poderia ter sido e não foi. Mas que não deixemos de ver o outro lado.
Choro é um sinal tardio de fome
Choro é sinal tardio de fome. Ou seja, que esperar o bebê estar chorando para só então alimentá-lo aumenta o nervosismo, tornando a mamada mais difícil.
Relato de aleitamento materno exclusivo gemelar
Este relato foi escrito e originalmente publicado em 18 de dezembro de 2015. Os gêmeos estavam com 6 meses e meio. O aleitamento materno exclusivo se estendeu até o início do 7° mês, quando começamos a introdução alimentar pela idade corrigida. Na foto, amamentando os gêmeos na rede a dois dias de completarem os 5 meses. Hoje eles estão com 4 anos e 7 meses e na fase final de um desmame natural.
Câncer de mama e a amamentação como prevenção
Promover, apoiar e proteger a amamentação, é uma maneira eficaz de promover, apoiar e proteger a saúde da mulher. Contra o câncer de mama e além.
Deixem que as mães sejam livres…
O mundo seria um lugar diferente se as mães fossem livres para escolher e viver o melhor para elas e seus bebês.
Quando o leite materno vira água?
Não existe tal fenômeno de conversão do leite materno em água. É mentira. O leite materno não se transforma em nada. Sempre é leite materno pelo tempo que durar a amamentação.
O que toda mãe precisa ouvir
Existe um enorme abismo entre aquilo que escutamos bastante e o que realmente gostaríamos (e precisamos!) ouvir com maior frequência.
Choro do bebê e interferências precoces na infância
Os pais, em geral, não estão preparados para lidar com o choro do bebê. O que pode desencadear uma série de interferências externas, que podem incluir a medicalização desnecessária da infância e provocar a fragilização do vínculo.
O que significa capacidade de armazenamento do seio?
A capacidade de armazenamento dos seios é literalmente o que o nome diz: a quantidade de leite que seus seios são fisicamente capazes de suportar. Os seios de algumas mulheres podem armazenar muito leite e outros apenas um volume menor. O interessante é que você não pode dizer só de olhar – seios grandes não necessariamente armazenam mais leite do que os pequenos. Sua capacidade de armazenamento é determinada por quantas glândulas e ductos existem no seio e quão grandes estes são; e seios maiores tipicamente contêm mais tecido adiposo em vez de mais tecido glandular.
Maternidade e matemática não combinam
Esqueça os números. Olhe para o seu bebê. Conecte-se, observe, leia os sinais e interprete-os corretamente. Ninguém conhece seu filho melhor do que você mesma.
Peito grande da mãe e boca pequena do bebê, como conciliar?
Um peito muito grande ou pesado em contraste com a boca diminuta de um recém-nascido podem representar um desafio para muitas mães no estabelecimento da amamentação. Mas com paciência e uma boa técnica tudo irá se ajustando.
Malefícios dos treinamentos precoces de sono
Com base numa revisão sistemática que incluiu todos os estudos realizados entre 1993 e 2013 e examinou os efeitos do treinamento do sono em crianças com menos de seis meses de vida. Um total de 43 artigos preencheram o critério de inclusão.