Desmame iatrogênico, você sabe o que é?
Iatrogenia é uma palavra técnica complicada para danos à saúde devido à ação médica. O desmame iatrogênico seria então aquele provocado por assistência médica inadequada. Nesta categoria está incluído o desmame do meu filho mais velho, e eu sei que, infelizmente, o de muitos outros bebês ao redor do mundo.
Preciso esperar o peito encher para voltar a oferecê-lo ao bebê?
Para que essa regulação ocorra de modo adequado, o estabelecimento de horários rígidos para as mamadas, uso de chupeta, treinamentos de sono para supressão das mamadas noturnas, etc., não são recomendados, porque eles enviam uma mensagem incorreta ao organismo da mãe, causando a redução da sua produção total diária de leite e, deixando-a aquém das necessidades do bebê.
Crenças e mitos são um obstáculo ao fluir natural da amamentação
Para justificar a mudança de paradigma que norteou a substituição de um padrão de amamentação universal por 2 a 3 anos para um padrão em que predominava o aleitamento artificial, foi necessário adotar algumas crenças e mitos.
A alimentação materna causa cólicas no bebê?
A tal da cólica nem sempre é um fenômeno puramente intestinal. O desconforto e irritabilidade do bebê podem ser causados por hiper-estímulo, como ambientes muito barulhentos, passar no colo de uma infinidade de parentes, muita luz, muita coisa acontecendo.
Fezes esverdeadas significam baixa ingestão de leite posterior?
As fezes esverdeadas não são o único sintoma de “não receber suficiente gordura”.
Arroto do bebê: Perguntas frequentes
Existem muitas orientações equivocadas sobre colocar o bebê para arrotar. Entenda como funciona o processo e liberte-se do arroto.
Deixem que as mães sejam livres…
O mundo seria um lugar diferente se as mães fossem livres para escolher e viver o melhor para elas e seus bebês.
Colostro é leite
Um pouco de informação sobre a quase esquecida primeira fase do leite materno, o colostro. Entenda a sua importância para saúde e ótimo desenvolvimento do bebê.
Choro é um sinal tardio de fome
Choro é sinal tardio de fome. Ou seja, que esperar o bebê estar chorando para só então alimentá-lo aumenta o nervosismo, tornando a mamada mais difícil.
Leite materno causa cárie?
NÃO HÁ EVIDÊNCIA CIENTÍFICA sobre a relação entre amamentação e cárie, e ainda, a amamentação demonstrou ter benefícios para a saúde, incluindo a saúde bucal.
Puerpério e construção do vínculo
O puerpério é um período de grandes transformações. Em que precisamos nos reencontrar com um novo eu. Mas também o momento oportuno para começar a tecer um vínculo forte com o nosso bebê.
O desmame é a solução para aliviar o cansaço materno?
Nossa cultura enche a amamentação de estigma. Ela é a grande culpada de todo o cansaço materno. E o desmame, a solução de todos os problemas da mãe.
Felicidade materna e demanda infantil são incompatíveis?
É impressionante como a nossa cultura insiste em colocar a felicidade materna e a demanda do bebê em lados opostos. E é lamentável que acreditemos neste discurso ao ponto de achar que jamais seremos felizes se tivermos que atender uma criança como ela precisa, respeitando e acolhendo as necessidades de cada fase.
Amamentar é…
Amamentar é entrega. É se doar por completo, abrir mão, priorizar, enquanto se provê alimento ao corpo e à alma do pequeno ser que agora se tem nos braços.
Mãe nunca deixa de ser
Enquanto respiro fundo e me preparo para talvez mais uma noite sem dormir, eu penso nesse amor de mãe que me precedeu, que presenciei e que me acolheu e que agora eu posso dar aos meus filhos. Sempre serei sua mãe e os amarei até o fim, na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza. Porque mãe nunca deixa de ser.
Violência obstétrica: um relato pessoal
Só então eu entendi que o problema não estava comigo. O verdadeiro problema era o modelo obsoleto de assistência ao parto ao qual eu havia sido submetida. Entendi que havia sido vítima de violência obstétrica.
Benenefícios da amamentação para o cérebro dos bebês
Um estudo usando imagens do cérebro feitas por máquinas de ressonância magnética \”silenciosas\” se soma ao crescente corpo de evidências de que a amamentação melhora o desenvolvimento do cérebro em bebês. A amamentação exclusiva produziu melhor desenvolvimento cerebral do que uma combinação de amamentação e fórmula, que produziu melhor desenvolvimento do que a fórmula exclusiva.
Será que estou produzindo pouco leite?
A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na grande maioria dos casos ela não é verdadeira.
O sono infantil sob a perspectiva da amamentação
Pensando sobre o sono infantil desde a perspectiva da amamentação, é interessante notar que importantes processos e aquisições do sono ocorrem durante o período de amamentação que até recentemente respeitava a grande maioria das culturas ao longo da história (2 a 3 anos). E que a maturação do sono infantil equiparando-se ao do adulto culmina dentro do período estimado de duração normal da amamentação* na espécie humana, ao redor dos 5 – 6 anos.
Porque é tão difícil continuar amamentando – Saltos de desenvolvimento
Esses períodos turbulentos na vida da família de um bebê que está adquirindo novas habilidades se forem mal interpretados, podem colocar em risco a amamentação.
Como cuidar dos dentinhos do bebê?
Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).
Qual o remédio mais eficaz para aumentar a produção de leite?
Pra começo de conversa, não precisamos produzir muito leite, basta produzir o suficiente.
Por que o leite acaba no fim do dia?
Muitas mulheres se perguntam o porquê dos peitos murchos no fim do dia. E a primeira hipótese que o senso comum da cultura do desmame sussurra nos seus ouvidos é: “Seu leite acabou!”
Uma revolução chamada puerpério
O puerpério é mesmo uma fase complicada de revolução hormonal, cansaço extremo, de lidar ao mesmo tempo com morte e nascimento.
Câncer de mama e a amamentação como prevenção
Promover, apoiar e proteger a amamentação, é uma maneira eficaz de promover, apoiar e proteger a saúde da mulher. Contra o câncer de mama e além.