O que é a crise dos 3 meses?
Dentre todos os períodos de \”crise\” no desenvolvimento infantil, esta fase de mudanças e adequação na produção de leite da mãe, que em geral ocorre entre o 2° e o 4° mês é uma das que merece maior atenção.
Mamar para dormir é associação negativa do sono?
Nossa sociedade vê como negativa a associação entre peito e sono infantil. Mamar para dormir é considerado quase um crime para alguns. Na verdade, esta associação é fisiológica, parte de quem somos como humanos e mamíferos.
Do que nossos filhos realmente precisam?
Para saber o que é melhor para os nossos filhos, deveríamos perguntar-lhes em primeiro lugar.
O poder do colo refletido no DNA do bebê
A quantidade de contato íntimo e reconfortante entre os bebês e seus cuidadores pode afetar as crianças em nível molecular, um efeito detectável quatro anos depois, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica e do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil da Colúmbia Britânica.
Amamentação prolongada sem mitos
Ao contrário do que muitos pensam dois anos não é a data de validade do leite materno e portanto o momento do desmame compulsório. Dois anos na verdade se refere ao tempo mínimo de amamentação recomendado pela Organização Mundial de Saúde e corroborado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, não existindo um tempo limite recomendado.
A maternidade é um eterno não dar conta
Esse dar conta implica uma perfeição impossível de alcançar. Dar conta da carreira, dos filhos, da casa, de si mesma, sem desatender nenhum item. Cá entre nós, isso é impossível.
A realidade por trás do “eu não tive leite”
“Eu não tive leite” está para a amamentação assim como “eu não tive dilatação” está para o parto. A frequência com que escutamos estas sentenças, longe de ser uma constatação de algum problema genético próprio do nosso tempo, revela o quão longe estamos como mulheres do auto-conhecimento e da consciência do poder que possuímos.
Amamentar é…
Amamentar é entrega. É se doar por completo, abrir mão, priorizar, enquanto se provê alimento ao corpo e à alma do pequeno ser que agora se tem nos braços.
O desafio de aprender a respeitar o sono infantil
No contexto cultural de inegável inversão de valores, respeitar o natural da nossa espécie pode ser um desafio e tanto.
Uma escolha consciente pela maternidade
A maternidade seria mais leve se pudéssemos assumi-la como um projeto digno da nossa atenção exclusiva. Como algo capaz de trazer realização pessoal sem necessidade de outros complementos. Como um caminho que nos levasse ao constante autoconhecimento e aperfeiçoamento e cujo fim fosse a felicidade de ter vivido com um propósito para além de nós mesmas. Como um legado que permanecesse quando já não estivermos neste mundo. E a maternidade pode ser tudo isso. É apenas uma questão de escolha.
Confusão de bicos: mito ou verdade
Confusão de bicos é um termo comumente utilizado para explicar a dificuldade que algumas crianças têm de continuar o aleitamento materno após terem sido submetidas a algum tipo de bico artificial (estejam eles relacionados à sucção nutritiva ou não). Inicialmente, essa utilização pode gerar confusão quanto à forma de mamar da criança, dificultando a ordenha no seio materno, podendo levar ao desmame precoce.
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê
O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.
Violência obstétrica: um relato pessoal
Só então eu entendi que o problema não estava comigo. O verdadeiro problema era o modelo obsoleto de assistência ao parto ao qual eu havia sido submetida. Entendi que havia sido vítima de violência obstétrica.
Cama compartilhada: sim ou não?
Para refletir qual local o bebê e os pais dormem melhor, pergunte-se: onde o bebê dorme melhor? Com os pais na cama, no berço em outro quarto, num berço no mesmo quarto, porém distante da cama dos pais, no berço no mesmo quarto junto à cama (como em um co-sleeper)? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse?
Você é a mãe
Não tenha medo de assumir o controle do seu maternar. Não o entregue a ninguém mais.
Uma perspectiva sobre o desmame
Quando entendemos o que é a amamentação e tudo o que ela representa. E conhecemos os benefícios livres de riscos que ela traz. Fica mais fácil identificar o discurso que a cultura do desmame trata de nos impor e assim poderemos fazer escolhas mais conscientes no nosso maternar.
Leite materno causa cárie?
NÃO HÁ EVIDÊNCIA CIENTÍFICA sobre a relação entre amamentação e cárie, e ainda, a amamentação demonstrou ter benefícios para a saúde, incluindo a saúde bucal.
Relato de aleitamento materno exclusivo gemelar
Este relato foi escrito e originalmente publicado em 18 de dezembro de 2015. Os gêmeos estavam com 6 meses e meio. O aleitamento materno exclusivo se estendeu até o início do 7° mês, quando começamos a introdução alimentar pela idade corrigida. Na foto, amamentando os gêmeos na rede a dois dias de completarem os 5 meses. Hoje eles estão com 4 anos e 7 meses e na fase final de um desmame natural.
14 Verdades sobre o sono infantil
Resumo preparado com base em evidências científicas atuais e informações fidedignas referentes à evolução do sono infantil e ao desenvolvimento normal e esperado do ser humano nos seus primeiros anos.
Volta ao trabalho: dicas práticas para mães preocupadas
Frequentemente ouvimos mães preocupadas com sua volta ao trabalho e como será a reação do bebê que dorme sendo embalado ou amamentado. A verdade é que todas as crianças (e todas as mães) vivenciam um período difícil quando precisam separar-se por causa do trabalho.
Maternando para a posteridade
A maternidade é uma missão cujos resultados transcendem a nossa própria existência. Que tipo de mensagem estou escrevendo para a posteridade?
Quando falta um pedaço de quem a gente ama
O pedaço que falta pode ser físico, ou mesmo invisível aos olhos. Pode ser fruto de um acidente inesperado, ou de um duro diagnóstico. Pode ter origem circunstancial, ou genética. Pode ser resultado de uma meta não alcançada, ou de uma decisão tomada de forma equivocada pela razão que seja. Talvez possa ser substituído, ou talvez seja uma ausência com a qual teremos de lidar pelo resto das nossas vidas.
Sobre pisar nos freios para viver melhor
Pisar nos freios e desacelerar para caminhar ao compasso dos pés de quem não merece ser arrastado pelo ritmo insano da vida adulta é um grande desafio da pa/maternidade.
É possível ser feliz na maternidade?
Ser mãe é um baita trabalho. Demanda dedicação praticamente exclusiva, ao mesmo tempo em que precisamos conciliá-la com outras responsabilidade laborais e tarefas dentro e fora de casa, demanda constantes atualizações e especializações. E não raras vezes parece que o que entregamos é sempre muito mais do que o retorno obtido, o que pode nos levar a questionar as vantagens deste trabalho tão demandante.
Cólica do bebê: a controvérsia
Não existe consenso sobre a origem do que costuma-se chamar cólica do lactente ou cólica benigna. Alguns autores, inclusive, substituem o termo por choro excessivo na infância.