Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando apontam os primeiros dentinhos de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras. Especialmente nos bebês, ou seja, até três anos de idade.
Indice de Conteúdo
Como explicar o aumento de cárie na infância?
- Pelo uso de leites em fórmulas ou de outras espécies animais ou vegetais,
- Alimentação com carboidratos fermentáveis (batata, chips, biscoitos, macarrão, pães etc.), refrigerantes, sucos, etc.,
- Associados à má ou nenhuma higienização bucal.
- Pelo risco iminente que a criança tem de desenvolver a doença quando não tem flúor constantemente e na concentração exata na sua saliva. E a pasta de dente, além da água fluoretada, são os veículos mais apropriados.
A amamentação noturna pode ser um problema?
Vale aqui a ressalva de que para os bebês ou crianças que amamentam no peito em livre demanda. Não é o leite materno que causa ou causou a cárie, mas sim o consumo de alimentos fermentáveis (açúcares e carboidratos). Como também o uso de medicamentos infantis em solução e/ou broncodilatadores (bombinhas de asma). Tudo isso associado com a má higiene bucal ou falta dela. Sempre tem algo obscuro que a mãe/pai não quis ou não lembrou de relatar na dieta. Por isso, trabalhar com o diário alimentar também é fundamental!
⚠️ Atenção: não coloquemos a culpa no leite materno, mas no açúcar e na má higiene. Por isso, nós Dentistas precisamos focar e trabalhar em cima disso e não mandar desmamar. Pois os benefícios da amamentação vão infinitamente além da boca. (Leia mais em: Leite Materno Não Causa Cárie.)
Qual o ponto de equilíbrio para ter dentinhos saudáveis?
✅ Pasta com flúor (na concentração, quantidade e frequência de acordo com a faixa etária);
✅ Higienizar sempre após as mamadeiras e após as refeições, especialmente antes de dormir;
✅ Não consumir açúcar (doces em geral) com menos de 2 (dois) anos de idade e após esta idade. Se for oferecer, dê preferência ao horário da sobremesa.
✅ Ir ao Dentista como prevenção.
Bebês precisam ser higienizados e cuidados também com relação aos dentinhos e à sua saúde bucal, e não somente banho, troca de fraldas ou cortar as unhas.
[Para a fase prévia ao nascimento dos dentinhos, leia: 9 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Saúde Bucal do Bebê Antes dos Dentes.]
Por Mara Tavares, mãe de dois, odontopediatra e ortopedista funcional dos maxilares.
Você pode acompanhar o seu trabalho no perfil do Instagram @dramaratavares.