Qual o remédio mais eficaz para aumentar a produção de leite?

O melhor "remédio" para aumentar a produção de leite é a informação

O “remédio” mais eficaz para aumentar a produção de leite é a informação!

Pra começo de conversa, não precisamos produzir muito leite, basta produzir o suficiente. E isso independe do tamanho do seio antes, durante ou depois da gravidez; se após a apojadura o peito enche e fica duro, vaza, jorra; se quando ordenhamos na mão ou na bomba sai X ou Y ml; independe das experiências anteriores das mulheres da família, da quantidade de líquido que ingerimos ou de canjica que comemos.

Alcançar uma produção adequada só é possível por meio da prática da livre demanda, sem uso de bicos artificiais e fórmula, com uma pega e posição corretas do bebê ao mamar. A informação não nos deixará enlouquecer diante do choro frequente do bebê, por querer estar sempre no peito ou colo, porque entenderemos que isso faz parte do processo normal de adaptação à vida extrauterina.

A informação não nos permitirá cair na conversa dos palpiteiros, no mito do leite fraco, do bebê da amiga da vizinha que dorme a noite toda sozinho no berço desde sempre, da mamadeira “fortificada” pra mãe descansar, da chupeta porque sugar o seio se não for pra comer não pode.

A informação nos dará a firmeza necessária para bater de frente com pediatra desatualizado que coloca a balança no pedestal e não respeita a individualidade do bebê, seu biótipo e sua genética. Também nos fará ignorar recomendações do tipo “só pode amamentar de três em três horas”, “não pode dormir no peito que acostuma mal”, “não precisa continuar amamentando depois dos seis, doze ou dezoito meses porque o leite vira água”, “seu leite não sustenta”, “tem que dar o leite tal ou qual pro bebê ganhar X grama por dia”.

A informação nos fará entender as diferentes etapas do desenvolvimento infantil, a regulação da produção em determinado ponto, e não nos desesperaremos achando que o leite está secando, que já não alimenta, que o bebê chora, demanda mais atenção e desperta com maior frequência porque está passando fome ou está “mimado”.

A informação nos ajudará a continuar quando o emocional fraquejar. Nos dará a convicção de que o fundamental não é aumentar a produção de leite, mas a nossa autoconfiança. De que somos suficientes para os nossos bebês, assim como o é o leite que produzimos na medida certa das suas necessidades. Nem mais, nem menos.


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado nas minhas contas de Facebook e Instagram em 04 de julho de 2018 e incluído no meu livro “Leite Fraco? – Guia prático para uma amamentação sem mitos”.

Leave a Comment

Your email address will not be published.