Cólica do bebê: a controvérsia
Não existe consenso sobre a origem do que costuma-se chamar cólica do lactente ou cólica benigna. Alguns autores, inclusive, substituem o termo por choro excessivo na infância.
Como cuidar dos dentinhos do bebê?
Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando aponta o primeiro dentinho de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras, especialmente nos bebês (até 03 anos de idade).
Choro do bebê e interferências precoces na infância
Os pais, em geral, não estão preparados para lidar com o choro do bebê. O que pode desencadear uma série de interferências externas, que podem incluir a medicalização desnecessária da infância e provocar a fragilização do vínculo.
É fácil ser a mãe perfeita
É moleza ser a mãe perfeita com vento a favor. Aceitar ser a mãe imperfeita numa realidade bem diferente da que idealizamos é outra história.
A mãe perfeita é aquela cujo filho ainda não nasceu
Não existe nada mais simples, fácil e indolor do que maternar o filho alheio. Complexo, difícil mesmo e até doloroso é maternar a própria cria.
Diálogos de amamentação
Em um mundo onde somos tão pressionadas em relação ao desmame e onde se critica fortemente a associação do peito com o sono infantil, esse diálogo foi um presente e uma lição.
Creche, escola, babá ou cuidador: qual a melhor opção pro bebê?
Com a necessidade de reincorporação precoce dos pais ao trabalho, surge o dilema sobre o que seria melhor pro bebê. Quem estaria mais capacitado a atendê-lo na ausência da mãe? Do que um bebê realmente precisa? Estas dúvidas muitas vezes vêm carregadas de culpa e de uma boa dose de desinformação.
9 Dicas sobre saúde bucal do bebê antes dos dentes
Recomendações baseadas nas evidências científicas mais atuais para que você possa cuidar da saúde bucal do seu bebê de forma consciente e sem neuras.
Como ser mãe sem pirar na era da informação?
Maneiras de conciliar a super oferta de informação e canalizá-la para o bem sem perder a sanidade mental.
Maternidade e matemática não combinam
Esqueça os números. Olhe para o seu bebê. Conecte-se, observe, leia os sinais e interprete-os corretamente. Ninguém conhece seu filho melhor do que você mesma.
Fases de crescimento e desenvolvimento do bebê
O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono. O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.
É possível ser feliz na maternidade?
Ser mãe é um baita trabalho. Demanda dedicação praticamente exclusiva, ao mesmo tempo em que precisamos conciliá-la com outras responsabilidade laborais e tarefas dentro e fora de casa, demanda constantes atualizações e especializações. E não raras vezes parece que o que entregamos é sempre muito mais do que o retorno obtido, o que pode nos levar a questionar as vantagens deste trabalho tão demandante.
Felicidade materna e demanda infantil são incompatíveis?
É impressionante como a nossa cultura insiste em colocar a felicidade materna e a demanda do bebê em lados opostos. E é lamentável que acreditemos neste discurso ao ponto de achar que jamais seremos felizes se tivermos que atender uma criança como ela precisa, respeitando e acolhendo as necessidades de cada fase.
8 Dicas para manter a amamentação no tempo
Decidir amamentar na cultura do desmame exige muita determinação. É bem provável que enfrentemos desde o início inúmeros obstáculos pela assistência profissional inadequada e pressão da família pela falta de conhecimento sobre o tema e os muitos mitos que imperam na nossa cultura.
Por que o leite acaba no fim do dia?
Muitas mulheres se perguntam o porquê dos peitos murchos no fim do dia. E a primeira hipótese que o senso comum da cultura do desmame sussurra nos seus ouvidos é: “Seu leite acabou!”
Encontrando leveza em meio ao cansaço da maternidade
A maternidade cansa, mas pode ser leve. E não existe contradição nisso. O que a faz ser um peso é tentar se encaixar no padrão alheio.
Confusão de bicos: mito ou verdade
Confusão de bicos é um termo comumente utilizado para explicar a dificuldade que algumas crianças têm de continuar o aleitamento materno após terem sido submetidas a algum tipo de bico artificial (estejam eles relacionados à sucção nutritiva ou não). Inicialmente, essa utilização pode gerar confusão quanto à forma de mamar da criança, dificultando a ordenha no seio materno, podendo levar ao desmame precoce.
Os despertares noturnos do bebê são por culpa do peito?
Os despertares noturnos são um evento de maturação que atravessa a grande maioria dos bebês e crianças pequenas e que, por volta dos 3 anos, sejam amamentados ou não, em geral, diminuem ou desaparecem
Colostro é leite
Um pouco de informação sobre a quase esquecida primeira fase do leite materno, o colostro. Entenda a sua importância para saúde e ótimo desenvolvimento do bebê.
Uma escolha consciente pela maternidade
A maternidade seria mais leve se pudéssemos assumi-la como um projeto digno da nossa atenção exclusiva. Como algo capaz de trazer realização pessoal sem necessidade de outros complementos. Como um caminho que nos levasse ao constante autoconhecimento e aperfeiçoamento e cujo fim fosse a felicidade de ter vivido com um propósito para além de nós mesmas. Como um legado que permanecesse quando já não estivermos neste mundo. E a maternidade pode ser tudo isso. É apenas uma questão de escolha.
Relato de aleitamento materno exclusivo gemelar
Este relato foi escrito e originalmente publicado em 18 de dezembro de 2015. Os gêmeos estavam com 6 meses e meio. O aleitamento materno exclusivo se estendeu até o início do 7° mês, quando começamos a introdução alimentar pela idade corrigida. Na foto, amamentando os gêmeos na rede a dois dias de completarem os 5 meses. Hoje eles estão com 4 anos e 7 meses e na fase final de um desmame natural.
Livre demanda e combinados na amamentação
A livre demanda é a forma mais adequada de garantir uma boa produção de leite para a mãe, e para o bebê, de aprender sobre autorregulação e saciedade. Ma será que a livre demanda precisa durar para sempre?
Desmame precoce por confusão de bicos: relato e reflexão
Não amamentar do jeito que a gente sonhou dói. A outra grande dor vem quando a informação chega e vemos que tudo que aconteceu poderia ter sido evitado.
Choro é um sinal tardio de fome
Choro é sinal tardio de fome. Ou seja, que esperar o bebê estar chorando para só então alimentá-lo aumenta o nervosismo, tornando a mamada mais difícil.
Intervenções no parto e saúde mental materna
As mulheres que recebem ocitocina sintética para induzir ou estimular o trabalho de parto, muitas vezes junto com outras intervenções, podem estar involuntariamente em risco. Estudos recentes descobriram que a ocitocina sintética e a anestesia peridural aumentam o risco de ansiedade e depressão pós-parto nas mães.