Os bebês já nascem sabendo dormir, mas o sono vai evoluindo, adaptando-se às necessidades do ser humano em cada fase da sua vida.
A evolução do sono dos bebês

Saber quando seu bebê vai dormir a noite toda é uma das preocupações da maioria dos novos pais. O cansaço e as dificuldades de adaptação ao novo ritmo de vida fazem com que eles percebam o despertar de seu filho como um problema quando, na realidade, não é. Tanto crianças quanto adultos têm despertares noturnos. A única diferença é que sabemos como voltar a dormir, eles não. Mas algum dia eles conseguirão.

Read More »
Você sofre de alguma fobia materna?
Você sofre de alguma fobia materna?

A chegada de um bebê ao seio de uma família vira de ponta cabeça a vida como a conhecíamos até então. O momento pode ser vivido com ainda mais angústia se formos guiados por fobias em relação ao comportamento do ser humano ao nascer.

Read More »
Preciso dar um intervalo entre as mamadas para dar tempo do peito encher? Esta é uma dúvida bastante frequente entre as mães de primeira viagem. E, infelizmente, muitos profissionais desatualizados continuam perpetuando este tipo de recomendação nos consultórios.
Preciso esperar o peito encher para voltar a oferecê-lo ao bebê?

Para que essa regulação ocorra de modo adequado, o estabelecimento de horários rígidos para as mamadas, uso de chupeta, treinamentos de sono para supressão das mamadas noturnas, etc., não são recomendados, porque eles enviam uma mensagem incorreta ao organismo da mãe, causando a redução da sua produção total diária de leite e, deixando-a aquém das necessidades do bebê.

Read More »
Toda mãe alguma vez...
Toda mãe alguma vez…

Toda mãe já chorou baixinho no escuro. Dormiu com o cabelo sujo ou sem escovar os dentes. Já se perguntou quando teria sua antiga vida de volta.

Read More »
Pausar a vida pelos filhos
Pausar a vida pelos filhos

Pausar não significa desistir da vida e de si mesma. Significa entender que durante um certo período precisaremos reordenar prioridades em prol dos nossos filhos. Porque eles são seres que nascem frágeis e totalmente dependentes de cuidados.

Read More »
O papel do pai na dinâmica familiar após a chegada do bebê.
O papel do pai na dinâmica familiar

Existem inúmeras maneiras do pai participar ativamente na dinâmica familiar após a chegada do bebê. Ele pode dar um banho, trocar uma fralda, dar colo depois que o bebê acaba de mamar, carregar no sling, fazer uma massagem ou pele a pele pra aliviar a cólica, embalar quando chega a hora da bruxa no fim do dia, oferecer o leite materno ordenhado no copinho se a mãe precisar se ausentar ou se estiver precisando de um descanso. Estas são maneiras maravilhosas em que pai e filho podem se conectar. Existem inúmeras maneiras do pai participar ativamente na dinâmica familiar após a chegada do bebê. Ele pode dar um banho, trocar uma fralda, dar colo depois que o bebê acaba de mamar, carregar no sling, fazer uma massagem ou pele a pele pra aliviar a cólica, embalar quando chega a hora da bruxa no fim do dia, oferecer o leite materno ordenhado no copinho se a mãe precisar se ausentar ou se estiver precisando de um descanso. Estas são maneiras maravilhosas em que pai e filho podem se conectar.

Read More »
É possível estimular inadequadamente o cérebro do bebê de maneira prejudicial e não benéfica através da exposição às telas?
Por que os bebês não devem ser expostos às telas?

Quando pensamos nos bebês, devemos entender que eles estão em um estágio crítico de desenvolvimento. Eles nascem com um cérebro de aproximadamente 333 gramas e com 2.500 conexões. Em menos de dois anos, seu cérebro triplica de tamanho e eles têm mais de 15.000 conexões neurais. Em nenhum outro momento de nossas vidas, experimentamos essa mudança. Nesse contexto, onde a infância está sendo tecnificada de maneiras sem precedentes, foi feita a seguinte pergunta: É possível estimular inadequadamente o cérebro em desenvolvimento de maneira prejudicial e não benéfica?

Read More »