Será que estou produzindo pouco leite?

Será que estou produzindo pouco leite para o meu bebê?

A sensação de ter pouco leite é uma das causas mais comuns para o abandono da amamentação. E na maioria dos casos ela não é verdadeira.

Normalmente essa sensação é motivada pela alta demanda do bebê ou pelo seu choro constante. Isso pode levar a mãe a pensar que talvez sua produção de leite seja insuficiente ou que seu leite seja fraco. Essa dúvida pode ser reforçada pelos comentários ao seu redor. Então começa um círculo vicioso. A introdução das mamadeiras de fórmula para calar o “choro de fome”. Ou da chupeta para acalmar o bebê longe do peito. Tal processo termina provocando um efeito bola de neve que culmina em um desmame precoce.

Dicas para vencer a sensação de pouco leite

Os bebês não nascem com um comportamento previsível como alguns pensam. O mais provável é que não mamem de 3 em 3h durante o dia. Nem durmam sonecas regulares nos intervalos ou tenham um sono prolongado durante a noite. Pais que possuem estas expectativas podem se sentir bastante desorientados com a chegada do bebê. Ou até achar que há algo de errado com a sua demanda caótica no início da vida.

Amamentar em livre demanda, sempre que o bebê quiser e pelo tempo que ele precisar, com uma pega e posição corretas, é a melhor forma de manter uma produção de leite adequada e o bebê calmo e satisfeito. Conhecer os sinais precoces de fome evita choro desnecessário e um bebê nervoso no peito. Até porque o nervosismo dificulta ajustar a pega ou manter uma mamada tranquila e efetiva. Colo também pode e deve ser oferecido em livre demanda.

Conhecer os sinais de que a ingestão de leite por mamada está sendo adequada, ajuda a reforçar a certeza de que o bebê não chora apenas por fome, mas para se comunicar. Alguns desses sinais são: som de deglutição, bebê que solta o peito sozinho, punhos abertos depois da mamada, xixi abundante, ganho de peso. Choro do bebê, irritabilidade e demanda frequente não são critérios adequados para justificar uma produção insuficiente de forma isolada.

A sucção tem um efeito calmante sobre o bebê. Por isso o peito muitas vezes vai acalmar o choro, mesmo que a motivação inicial não fosse fome. A sucção não nutritiva é parte do comportamento normal do bebê e importante para o seu desenvolvimento e estabelecimento do apego.

O medo se vence com informação!


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto publicado originalmente no meu perfil do Instagram em 30 de março de 2020.

Leave a Comment

Your email address will not be published.