O desafio de aprender a respeitar o sono infantil

Foto: Gabrielle Gimenez

Dormir junto com as crias, embora seja algo inerente e natural da nossa espécie e algo que o bebê humano realmente precisa e espera ao nascer, é visto pela cultura ocidental industrializada como algo negativo ou a ser combatido.

Respeitar o tempo de amadurecimento da criança em relação ao sono, sem intervenções comportamentais ou técnicas de treinamento, e sua necessidade de contato próximo para segurança e auto-regulação, se transforma em um grande desafio, especialmente pela pressão social que sofremos. Por outro lado, o desmame precoce e/ou abrupto e deixar o bebê sozinho para que aprenda a se auto-consolar são vendidos como práticas vantajosas que promovem a independência da criança, numa inegável inversão de valores.

Cama compartilhada não é um item obrigatório do check list para a maternidade perfeita. Tem famílias que optarão por não praticá-la. E se todos estiverem bem com isso (incluindo o bebê) não há motivo para que seja diferente. Mas dormir juntos certamente facilita o descanso materno, especialmente no contexto da amamentação, permitindo que se dê de forma prolongada, e é uma forma fisiológica de acompanhar a criança no processo de evolução natural do sono. Os resultados serão tão mais positivos e consistentes quanto mais consciente for a escolha dos pais a ponto de permitir a prática da cama compartilhada de forma regular, num ambiente previamente preparado e seguro, com tranquilidade e sem culpa. Isso só será possível se a família puder escolher com base em informação confiável, livre de preconceitos culturais.

Acolher o ser humano indefeso, permitir que seja dependente quando mais precisa, é o que o fará ser seguro de si a ponto de poder abraçar a independência sem reservas ou medos no tempo oportuno. Dividir a cama ou o quarto e, mesmo na ausência destes, atender o bebê prontamente e de forma responsiva é uma ótima maneira de fazê-lo.

[Leia mais em: Cama Compartilhada: Sim ou Não?, 14 Verdades Sobre o Sono Infantil e Malefícios dos Treinamentos Precoces de Sono]


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Testo originalmente publicado no meu perfil do Instagram em 08 de junho de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.