Desde o ano de 2008 a Associação Brasileira de Odontopediatria iniciou a recomendação de usar pasta com flúor na concentração A PARTIR de 1.000 ppm quando apontam os primeiros dentinhos de leite. E esta mudança foi necessária porque houve um incremento na prevalência de lesões de cárie nas crianças brasileiras. Especialmente nos bebês, ou seja, até três anos de idade.
Como explicar o aumento de cárie na infância?
- Pelo uso de leites em fórmulas ou de outras espécies animais ou vegetais,
- Alimentação com carboidratos fermentáveis (batata, chips, biscoitos, macarrão, pães etc.), refrigerantes, sucos, etc.,
- Associados à má ou nenhuma higienização bucal.
- Pelo risco iminente que a criança tem de desenvolver a doença quando não tem flúor constantemente e na concentração exata na sua saliva. E a pasta de dente, além da água fluoretada, são os veículos mais apropriados.
A amamentação noturna pode ser um problema?
Vale aqui a ressalva de que para os bebês ou crianças que amamentam no peito em livre demanda. Não é o leite materno que causa ou causou a cárie, mas sim o consumo de alimentos fermentáveis (açúcares e carboidratos). Como também o uso de medicamentos infantis em solução e/ou broncodilatadores (bombinhas de asma). Tudo isso associado com a má higiene bucal ou falta dela. Sempre tem algo obscuro que a mãe/pai não quis ou não lembrou de relatar na dieta. Por isso, trabalhar com o diário alimentar também é fundamental!
⚠️ Atenção: não coloquemos a culpa no leite materno, mas no açúcar e na má higiene. Por isso, nós Dentistas precisamos focar e trabalhar em cima disso e não mandar desmamar. Pois os benefícios da amamentação vão infinitamente além da boca. (Leia mais em: Leite Materno Não Causa Cárie.)
Qual o ponto de equilíbrio para ter dentinhos saudáveis?
✅ Pasta com flúor (na concentração, quantidade e frequência de acordo com a faixa etária);
✅ Higienizar sempre após as mamadeiras e após as refeições, especialmente antes de dormir;
✅ Não consumir açúcar (doces em geral) com menos de 2 (dois) anos de idade e após esta idade. Se for oferecer, dê preferência ao horário da sobremesa.
✅ Ir ao Dentista como prevenção.
Bebês precisam ser higienizados e cuidados também com relação aos dentinhos e à sua saúde bucal, e não somente banho, troca de fraldas ou cortar as unhas.
[Para a fase prévia ao nascimento dos dentinhos, leia: 9 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Saúde Bucal do Bebê Antes dos Dentes.]
Por Mara Tavares, mãe de dois, odontopediatra e ortopedista funcional dos maxilares.
Você pode acompanhar o seu trabalho no perfil do Instagram @dramaratavares.