Quem tem o controle do seu maternar?

Quem tem o controle do seu maternar?

Na ânsia de obter a aprovação social sobre as nossas escolhas, podemos correr o risco de permitir que outros assumam o controle e maternem em nosso lugar.

Não espere pela aprovação de ninguém para fazer aquilo que você sabe que é certo, aquilo que seu coração diz que é o melhor para você e sua família. Esteja preparada para ouvir críticas sem se deixar abalar.

Informe-se em lugar confiável e inspire-se em outras mulheres. Mas na hora de pôr em prática o que aprendeu, adeque-o à sua realidade. Proponha-se metas possíveis, dentro do seu contexto, dos seus limites e das suas prioridades. Aprenda a individualizar.

Não terceirize sua maternidade. Ela é sua. Não é da sua mãe, da vizinha, da madrinha, da pediatra, daquela influencer que você admira, da terapeuta. Assuma o controle e faça as suas próprias escolhas. Viver é um risco e com a maternidade não seria diferente.

Seu bebê sorri quando vê seu rosto? Se tranquiliza quando escuta a sua voz? Dorme melhor quando está nos seus braços? Relaxa aconchegado no seu peito? Brinca seguro tendo você por perto? Se desenvolve de forma saudável? Então, provavelmente, está tudo bem.

Esqueça regras, métodos, siglas, nomes complicados, tabelas, números, expectativas dos outros, a vida dos outros. Olhe para o seu filho, olhe para si mesma. Pondere com a informação que tiver disponível, pese tudo na balança e só então decida o seu caminho. E caminhe por ele sem culpa.


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado na minha conta de Instagram em 01 de março de 2019.

Leave a Comment

Your email address will not be published.