O que significa capacidade de armazenamento do seio?

Foto: Elisa Elsie - Duas Estúdio
Foto: Elisa Elsie – Duas Estúdio

A capacidade de armazenamento dos seios é literalmente o que o nome diz: a quantidade de leite que seus seios são fisicamente capazes de suportar. Os seios de algumas mulheres podem armazenar muito leite e outros apenas um volume menor. O interessante é que você não pode dizer só de olhar – seios grandes não necessariamente armazenam mais leite do que os pequenos. Sua capacidade de armazenamento é determinada por quantas glândulas e ductos existem no seio e quão grandes estes são; e seios maiores tipicamente contêm mais tecido adiposo em vez de mais tecido glandular.

Infografia: Sanja Nel Tradução: Gabrielle Gimenez
Infografia: Sanja Nel / Tradução: Gabrielle Gimenez

Embora a capacidade de armazenamento do seio afete o volume de leite disponível obtido de uma única vez, isso não afeta a quantidade de leite que você pode produzir. Estudos têm demonstrado consistentemente que mulheres com qualquer tamanho de seio podem produzir leite suficiente diariamente, desde que as mamas sejam esvaziadas com frequência o bastante para estimular a produção contínua de leite.

Se a mama tiver uma PEQUENA
capacidade de armazenamento:
Se a mama tiver uma GRANDE
capacidade de armazenamento:
Há menos leite disponível
por mamada
Há mais leite disponível por mamada
O bebê precisará mamar
mais vezes em 24 horas para
obter leite suficiente
O bebê pode precisar mamar menos vezes em 24 horas para obter leite suficiente
O bebê provavelmente
continuará precisando da
amamentação noturna até que
esteja maiorzinho
O bebê pode começar a deixar as mamadas noturnas mais cedo (embora isso não seja de modo algum garantido)
O bebê normalmente quer os
dois seios em todas as mamadas
O bebê geralmente ficará satisfeito com apenas um seio por mamada.
E, infelizmente, os seios se enchem mais rapidamente, então você estará mais propensa a ductos entupidos, ingurgitamento e afins se o bebê pular uma mamada. Porque leva mais tempo para os seios ficarem cheios, você será capaz de passar mais tempo entre as mamadas sem risco de ductos entupidos, ingurgitamentos e afins.

Eu devo acrescentar uma advertência importante: este é apenas um comportamento típico, não uma garantia de como seu bebê se comportará. Especificamente, ter uma grande capacidade de armazenamento não garante que seu bebê seja necessariamente alimentado com menos frequência ou que durma a noite toda com menos idade. Lembre-se: a amamentação é muito mais do que o leite, e os bebês desfrutam de mamadas frequentes por vários motivos que vão muito além da nutrição física.

E agora a pergunta do milhão: Como sei se tenho uma capacidade de armazenamento pequena ou grande? Com toda honestidade, isso não importa. A única razão pela qual ajuda estar ciente disso é para que você se lembre de não comparar a si mesma ou ao seu bebê com ninguém. Só porque o bebê da sua amiga mama a cada 4 horas e dorme a noite toda, não significa que é normal ou melhor, ou que seu bebê deveria estar fazendo a mesma coisa. De fato, se uma mulher com uma pequena capacidade de armazenamento tentasse uma programação de 4/4 horas, ela teria três resultados previsíveis: ganho de peso ruim no bebê, ductos entupidos e ingurgitamento (talvez até mastite) e redução da sua produção de leite. Por isso, esta é apenas mais uma razão de por que é melhor se guiar pelo seu bebê e seu próprio corpo na amamentação, e não tentar se encaixar em um padrão arbitrário.


Texto de Sanja Nel, consultora de amamentação.

Tradução de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Para ler a publicação original em inglês, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.