Mulheres com o mamilo invertido podem amamentar?

Mulheres com mamilos invertidos podem amamentar?
Foto: Gerardo Gimenez

Quando dizemos que as mamas não precisam de nenhum tipo de preparação prévia para amamentar e que a melhor estratégia para alcançar uma amamentação exitosa é a informação, é porque é a mais pura verdade.

No vídeo acima vocês podem ver Beatriz, uma mãe com mamilo invertido, amamentando sua filha recém-nascida, Gianella, sob a orientação da pediatra e IBCLC, Ana María Sotillo Acero. A amamentação foi uma realidade pra elas desde a primeira hora de vida. Beatriz se preparou para o parto, puerpério e amamentação ainda durante a gestação.

Informação é poder!

Todos os tipos de mamilos são compatíveis com a amamentação. O que o bebê precisa abocanhar para uma pega correta é uma boa porção da aréola e não o bico em si.

Para mães com mamilos planos ou invertidos, o mais importante é:

▪ Trabalhar a autoconfiança, reforçando que a amamentação é totalmente possível ainda que desafiadora num primeiro momento;

▪ Orientar em relação à ordenha prévia ao oferecimento do seio para amaciar a aréola, e a maneira adequada de fazer a prega da mama (a mão em forma de “C” e não com os dedos em forma de tesoura) para favorecer a pega correta;

▪ Não recomendar o uso de bicos intermediários de silicone, pois comprometem a pega e a eficácia da sucção, podem causar confusão de bicos, além de favorecerem a proliferação de fungos. Nem recomendar o uso de conchas ou métodos mecânicos para “extração” do bico, sob o risco de causar uma lesão desnecessária nos mamilos. A própria sucção do bebê ao longo do tempo fará isso, tornando o mamilo mais favorável à amamentação. 

▪ Se por qualquer razão o bebê não pegar o peito desde o início, a mãe poderá ordenhar seu próprio leite e oferecê-lo no copinho enquanto se fazem os ajustes necessários.

Além da informação adequada, a assistência de um profissional capacitado desde o primeiro momento, certamente fará toda a diferença para o bom estabelecimento da amamentação.


Por Gabrielle Gimenez @gabicbs

Vídeo de Ana María Sotillo Acero, pediatra, IBCLC e mãe de três. Você pode acompanhar o seu trabalho no perfil do Instagram @dra.tetita.

Deixe uma resposta