As causas das mordidas no seio materno são variáveis e nem sempre identificáveis. Existem, sim, aqueles que mordem por morder. Mas é importante entendermos que a maioria destes bebês se comportam desta maneira por motivos bem específicos em que intervenções rápidas podem resolver.
Causas comuns de mordidas
Conheça as causas mais comuns e entenda sugestões de como agir para melhorar ou acabar com este hábito:
- USO DE CHUPETA – a chupeta altera a fisioanatomia da boca, organização da sucção efetiva e pode levar a confusão de bicos e desmame. Mesmo ortodôntica. Se você amamenta, retire-a o mais breve possível. Se não amamenta também.
- USO DE MAMADEIRA– leva a problemas semelhantes à chupeta. Não existe mamadeira segura para a amamentação independente da idade. Use copo aberto, 360 ou colher dosadora. Não use copo de bico.
- MAMÃE DISTRAÍDA – algumas crianças desejam que a mãe se conecte com elas na amamentação, sem mexer no celular ou bater papo. Para estas crianças basta amamentar em local livre de distrações. Bebês com sono também pode morder o peito por irritação ou para não deixa o peito escapar.
- REAÇÕES FACIAIS DA MÃE – os bebês podem achar legal o grito ou a expressão facial da mãe quando mordida e perpetuam este comportamento porque acham engraçado a capacidade de ação deles e a reação da mãe. Nestes casos, a mãe deve tentar não gritar, fazer careta ou qualquer emoção que possa impressionar o bebê. Interrompa a mamada e explique o porquê o fez.
- NASCIMENTO DE DENTES – nascimento dos dentes pode gerar desconforto, inclusive nas mamadas. Ofereça, dependendo da idade, frutas geladinhas ou mordedores gelados.
- BRINCADEIRAS DE MORDER – as vezes mordemos os bebês, para brincar e mostrar o quão fofos e deliciosos são. Mas muitos associam morder com ato de carinho e não sabem diferenciar mordida leve de forte. Replicam o que viram, durante a mamada. Pare com estas brincadeiras.
- FREIO LINGUAL CURTO – isso pode dificultar a pega adequada. Peça avaliação do pediatra ou odontopediatra.
- DOENÇA – gripes, aftas, sapinho, podem deixar o bebê angustiado e com dor. Mas todas estas mordidas são passageiras após melhora do quadro.
Leia também: Se o Bebê Está Chupando o Dedo, o Que Ele Pode Estar Querendo Dizer?
Por Mariele Rios, pediatra, mãe do Bento, pós-graduanda em aleitamento materno e autora dos livros Do Caos ao Instinto e Respostas Sinceras para Palpites Chatos na Maternidade.
Você pode acompanhar o seu trabalho no Instagram @umamaepediatra e no canal do YouTube Uma mãe pediatra – Por Mariele Rios
Texto originalmente publicado na sua conta do Instagram em 30 de agosto de 2019 e gentilmente cedido pela autora para divulgação neste espaço.
Interessante, mas no grupo que faço parte indicaram o copo de bico.
Os copos de bico, mesmo os de bico rígido sem válvula, apresentam risco moderado tanto de confusão de bicos como de afetar o desenvolvimento orofacial do bebê. Ainda se usam bastante porque são mais parecidos à mamadeira, e muitos cuidadores se sentem mais confortáveis. Eu particularmente prefiro os copos abertos comuns ou copos de transição sem bico, como o 360, que oferecem menor risco.