O que podemos esperar do ganho de peso dos bebês?

O que podemos esperar do ganho de peso dos bebês?

Sempre falo sobre a importância de ajustar as nossas expectativas à realidade do desenvolvimento infantil. Isso nos livrará de cair em muitas ciladas ao longo do caminho. O que vale para o ganho de peso do bebê.

Se você observar a imagem abaixo, verá os resultados de um teste que fiz sobre as expectativas em relação ao ganho de peso normal de um bebê ao longo do tempo. Percebam que metade das pessoas escolheu a resposta correta. Isso significa que os outros 50% alimentam uma expectativa pouco realista em relação ao tema.

Progressão do ganho de peso em bebês. As nossas expectativas são corretas?
Enquete realizada no meu perfil do Instagram @gabicbs

Como surge o problema

Com frequência, recebo mensagens de mães de bebês maiores de 4 meses preocupadas com a queda no ganho de peso mensal. O maior receio é de seu leite estar secando ou perdendo a eficácia. Em geral, também pedem dicas para aumentar a produção. Se elas soubessem que a tendência do bebê é ganhar cada vez menos peso, e não cada vez mais, isso sequer seria motivo de preocupação.

O problema não é exatamente a insegurança materna. Os profissionais que as assistem parecem não ter também conhecimento sobre como um bebê de peito se desenvolve, e não raro aparecem as recomendações tardias de complementação com fórmula ou de antecipação da introdução alimentar. Uma pior que a outra e ambas desnecessárias. Já que colocam em risco a autoconfiança materna, a amamentação e a saúde do bebê.

Infelizmente, muitos profissionais deixam muito a desejar em tudo o que concerne à amamentação e à puericultura em geral. Por isso se torna ainda mais importante o acesso à informação por parte das famílias. E deste modo, trazer segurança sobre as diferentes fases do desenvolvimento infantil. Além do que também permite questionar recomendações médicas descabidas. 

Bons parâmetros para a progressão do ganho de peso

Um parâmetro geral para avaliar o ganho de peso é que o bebê deve duplicar o peso de nascimento aos 6 meses e triplicá-lo aos 12 meses. Bebês em aleitamento materno exclusivo normalmente apresentam um ganho de peso maior durante os 3 primeiros meses. A partir daí experimentam uma desaceleração.

Se o bebê continua ganhando peso, crescendo e alcançando os marcos de desenvolvimento, dentro da normalidade da sua avaliação individualizada, ele é um bebê saudável. Lembre-se que no gráfico de crescimento o bebê constrói uma curva e não uma reta.

Ajustar as expectativas com boa informação é uma ótima maneira de evitar estresse e de proteger a amamentação.

[Leia mais em: Sobre biotipo e programação genética no desenvolvimento infantil e Quando acontece a conversão do leite materno em água?]


Por Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto publicado originalmente no meu perfil do Instagram em 22 de setembro de 2020.

Leave a Comment

Your email address will not be published.