Por que o leite acaba no fim do dia?

Por que o leite acaba no fim do dia?

Muitas mulheres se perguntam o porquê dos peitos murchos no fim do dia. E a primeira hipótese que o senso comum da cultura do desmame sussurra nos seus ouvidos é: “Seu leite acabou!”

Como nos primeiros meses os bebês podem apresentar o chororô do fim da tarde ou início da noite (também chamado de hora da bruxa), lá vem o senso comum outra vez com conversa fiada. “Tá vendo, tá chorando de fome, seu leite acabou! Dá uma mamadeira de fórmula que resolve”.

Mas não é isso o que acontece. Peito não é depósito, é fábrica. O leite é produzido enquanto o bebê mama. A sensação de peito cheio vem quando o depósito mínimo que existe no peito se enche de leite residual da mamada anterior, especialmente após um longo intervalo.

No fim do dia os bebês costumam mamar mais. Peito murcho da mãe é sinal de barriga cheia do bebê. Quanto maior for a frequência das mamadas, mais tempo os peitos passarão murchos e isso é ótimo, pois significa produção a todo vapor.

Esse choro do fim do dia não é de fome. Tem gente que chama de cólica. Eu diria: há controvérsias. Mas isso é assunto para outro post.

Leia também: [Cólica do bebê: a controvérsia]


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado no meu perfil do Instagram em 18 de setembro de 2020.

Leave a Comment

Your email address will not be published.