Desmame iatrogênico, você sabe o que é?

Desmame iatrogênico, você sabe o que é?

Iatrogenia é uma palavra técnica complicada para danos à saúde devido à ação médica. O desmame iatrogênico seria então aquele provocado por assistência médica inadequada. Nesta categoria está incluído o desmame do meu filho mais velho. E eu sei que, infelizmente, o de muitos outros bebês ao redor do mundo.

Uma das heranças deixadas pela chamada maternidade científica do século passado, é a ideia de que os médicos, como detentores máximos do conhecimento científico, sabem melhor do que nós mulheres tudo o que devemos fazer (ou deixar de fazer) para o nosso bom desempenho como mães. E deles devemos receber toda a orientação, sem jamais questioná-la.

Essa ideia deixou marcas nos dois lados. Nós mulheres continuamos achando que os profissionais devem ditar todas as regras nas nossas vidas. Os profissionais continuam acreditando que são os únicos capacitados para cumprir essa função. E com isso nos negam muitas vezes o direito de intervir em questões que são nossas como o parto, a amamentação e a criação dos nossos filhos.

O acesso à informação previne o desmame iatrogênico

Os anos passaram e o acesso ao conhecimento científico se tornou mais democrático. Hoje é possível saber bastante sobre quase tudo o que nos interessa e de fonte fidedigna. No que diz respeito à amamentação, as faculdades de medicina (entre outras da área da saúde) continuam deixando muito a desejar na sua formação. Se o profissional ao sair dela não se capacita por conta própria, não terá o conhecimento necessário para um manejo adequado. Paralelamente a isso, estão as questões culturais, mitos e preconceitos sociais. Eles permeiam todos os seres humanos nascidos e criados na cultura do desmame, o que inclui os da classe médica. 

Talvez não possamos mudar tão rápido os currículos acadêmicos. Ou jamais possamos controlar a ingerência da indústria sobre as associações médicas. Como no caso recente da parceria entre a Nestlé e a Sociedade Brasileira de Pediatria no Programa Jovens Pediatras. No entanto, podemos e devemos fazer com que a informação chegue às mulheres e suas famílias. O acesso à informação adequada permite separar o joio do trigo no meio profissional, e a fugir das ciladas da abordagem médica sem conhecimento de causa.


Texto de Gabrielle Gimenez @gabicbs

[Na foto, o Fernando, meu filho mais velho, aos quatro meses, tomando a sua primeira mamadeira com fórmula por orientação do pediatra. Ele desmamaria precocemente cinco meses mais tarde em virtude da confusão de bicos/fluxo causada pela mamadeira.]

Texto publicado originalmente no meu perfil do Instagram em 15 de julho de 2020.

Leave a Comment

Your email address will not be published.