É fácil ser a mãe perfeita

É fácil ser a mãe perfeita

É moleza ser a mãe perfeita com vento a favor. Aceitar ser a mãe imperfeita numa realidade bem diferente da que idealizamos é outra história.

A mãe perfeita

É fácil ser a mãe perfeita. Quando a rotina flui e cumprimos a agenda. As crianças cooperam e o marido colabora de igual para igual. Quando o orçamento é cômodo e nos permite planejar e terceirizar. E o cardápio é pontual e variado e a casa está impecável ao anoitecer. Quando nossa eficiência ressalta todas as nossas virtudes com ela. E uma linda foto estampa o resumo do dia nas nossas redes sociais, despertando a admiração e até a inveja dos demais.

A mãe não tão perfeita

Difícil mesmo é ser a mãe imperfeita. Que perde a hora pela manhã porque não dormiu bem à noite. E a paciência com a criança que insiste em não cooperar. Que esquece de um compromisso importante. E xinga o marido porque se faz de desavisado. Que chora o cansaço de ter que acumular tantas responsabilidades. E o improviso que se tornou a regra para compensar o orçamento escasso. Que chuta os brinquedos espalhados no chão. E depois se ajoelha e os recolhe para evitar que o caos seja pior amanhã. Quando a humanidade aflora em todo o seu esplendor e humilha, machuca, mói. E a miséria é tanta que se guarda debaixo de sete chaves, porque o mundo não é digno de conhecê-la.

A real nessa história

Não sei se você foi uma mãe perfeita ou imperfeita hoje, mas de qualquer forma não se prenda a estes rótulos. A imperfeição é inerente a todas nós. E nem sempre o verde intenso da grama alheia reflete a realidade. Conviver de perto com as nossas limitações pode ser doloroso. No entanto, não devemos desistir de nos tornarmos a melhor versão que pudermos ser de nós mesmas.

Para você que está se preparando para encerrar este dia com gosto de derrota na boca, o meu abraço e toda a minha empatia. Estamos juntas. Que amanhã possa ser diferente. Que este prenúncio de tempestade seja varrido para bem longe e o sol volte a iluminar e aquecer os corações.


Por Gabrielle Gimenez @gabicbs

Texto originalmente publicado na minha conta do Instagram em 26 de março de 2019.

2 thoughts on “É fácil ser a mãe perfeita”

Leave a Comment

Your email address will not be published.