Seu bebê já dorme a noite toda?

Entenda o sono do bebê do ponto de vista biológico, antropológico e psicológico, e porque não se preocupar sobre quando dormirá a noite toda.

Vou começar a cobrar a quem perguntar aos pais de um dos meus pacientes \”seu bebê já dorme a noite toda?\” A resposta a esta pergunta, embora ela pareça educada o suficiente, muitas vezes leva a um julgamento de como estamos nos saindo como novos pais. Temos bastantes juízes ao nosso redor. Além disso, a resposta é quase sempre \”não\” e fisiologicamente, essa é a resposta certa. A maioria das crianças não dorme a noite toda porque foi construída dessa maneira.

A cultura do \”deixa chorar, se já terminou de mamar, coloque esse bebê no berço que você o está malcriando\”, também pode minar nossos esforços de pais. Nossa cultura incentiva a independência desde tenra idade e diz que os bebês normais não foram criados para serem mantidos o tempo todo no colo, e deveriam dormir sozinhos.

Biologicamente, antropologicamente, psicologicamente… nossos recém-nascidos não foram feitos para dormirem sozinhos. Eles nasceram para serem carregados. Os recém-nascidos não devem dormir a noite toda.

Sono normal

Vamos entender o sono normal. Provavelmente, os dois estágios mais importantes do sono são o estágio IV e o sono REM (NT.: Do inglês \”Rapid Eye Movement\” ou movimento rápido dos olhos).

No estágio IV, você fica completamente não responsivo, com uma desconexão entre as informações sensoriais e sua capacidade de recebê-las. Você não pode ouvir as pessoas falando com você, não sabe que a bexiga está cheia, não sente cheiro de fumaça e não sabe dizer se os tigres estão por perto. Este é o estágio predominante do sono da primeira parte da noite e, quanto mais cansado você estiver, mais tempo passará no estágio 4 do sono. Você tem muita dificuldade em acordar ou acordar do estágio 4 do sono. Crianças com distúrbios do sono no estágio 4 terão sonambulismo, às vezes farão xixi na cama ou poderão apresentar episódios de terror noturno.

No sono REM, você tem uma perda completa do tônus muscular. Isso é bom, já que você sonha com o sono REM e, se realizasse seus sonhos, poderia realmente machucar alguém ou a si mesmo. O sono REM acontece na última parte da noite. Você pode acordar facilmente do sono REM. Crianças com distúrbios do sono REM têm pesadelos.

Os estágios do sono, e existem mais do que apenas o estágio IV e o REM, são coisas pelas quais passamos a cada noite, mas passamos por elas em ciclos. A cada 90 minutos (NT.: Esta é a duração de um ciclo de sono de um adulto. Os ciclos de sono dos bebês duram aproximadamente 50 minutos), acordamos, examinamos o ambiente e voltamos a dormir se tudo parecer seguro. Despertar cerca de 5-8 vezes por noite é normal.

Biologicamente, antropologicamente, psicologicamente… nossos recém-nascidos não foram feitos para dormirem sozinhos. Eles nasceram para serem carregados. Os recém-nascidos não devem dormir a noite toda.

Assim, à medida que o sono se desenvolve, uma das principais questões em torno dele é a segurança. Poderíamos entrar confortavelmente no estágio 4 do sono porque outras pessoas estavam ao nosso redor para nos manter seguros, e pelo menos uma pessoa provavelmente estava em estágios mais leves do sono, para que pudessem nos avisar se os tigres estivessem por perto. Esse senso de conexão é realmente importante para nós agora, mesmo que já não estejamos realmente preocupados com predadores. Fomos projetados para dormir acompanhados.

Bebês normais

Passamos muito tempo sonhando com o que nossos filhos serão e muito pouco tempo percebendo o que realmente são.

Digamos, por uma questão de argumento, que a evolução humana é como um campo de futebol americano. Os seres humanos como gênero começam no extremo oposto do campo, e nós, como espécie, aparecemos na linha de 10 jardas oposta. Na linha de uma polegada (e isso é generoso), nós, como sociedade industrial, aparecemos. Por que estou divagando sobre isso? Porque temos que entender que a maneira como fazemos as coisas é uma ideia nova… mas os bebês que trazemos a este mundo não sabem sobre como fazemos as coisas agora. Eles são programados para fazer coisas que os bebês humanos fazem há milhares de anos.

E bebês humanos são realmente vulneráveis. Se você já viu o que elefantes ou cavalos bebês podem fazer ao nascer, sabe que eles podem andar logo após o nascimento e estão correndo pouco depois. Por que os humanos não podem fazer isso? Bem, se esperássemos até que o cérebro estivesse maduro o suficiente para que nossos filhos andassem, a cabeça do bebê seria grande demais para sair com segurança. Não precisamos correr para nos manter seguros. Nosso período de gestação é projetado para garantir que nossos filhos cheguem ao mundo com o futuro intacto – nossos filhos chegam ao mundo no momento em que é mais seguro para o cérebro sair.

Nossos filhos chegam ao mundo como o primata mais neurologicamente imaturo de todos, e permanecem os mais dependentes de um cuidador por um longo período de tempo. Nossos filhos não conseguem se aquecer, comer, caminhar, falar ou raciocinar. Eles não podem nos manipular e não podem escolher conscientemente fazer você parecer um pai ruim.

O que sabemos sobre seus padrões de sono? Bem, eles precisam estar perto de um cuidador — principalmente a mãe. Faz sentido se você pensar sobre isso. Esse bebê imaturo, com muito pouco em habilidades de autopreservação, precisa sair para estar com a sua fonte de comida e calor, com a pessoa com maior probabilidade de acordar para atender às necessidades que expressam no meio da noite. Existem belos vídeos de mães e bebês que estão quase totalmente sincronizados em termos de ciclos de sono, mostrando-os acordando quase ao mesmo tempo várias vezes durante a noite, com a mãe respondendo ao bebê e ao bebê, que raramente chora, tendo suas diferentes necessidades atendidas. Também há boas evidências de que as crianças que dormem perto da mãe têm menos tempo nos estágios III e IV do sono.

Nossos filhos chegam ao mundo como o primata mais neurologicamente imaturo de todos, e permanecem os mais dependentes de um cuidador por um longo período de tempo. Nossos filhos não conseguem se aquecer, comer, caminhar, falar ou raciocinar. Eles não podem nos manipular e não podem escolher conscientemente fazer você parecer um pai ruim.

Bebês normais dormem durante o dia e ficam acordados à noite, pelo menos nas primeiras (6-8) semanas. Isso é normal e esperado, e não há nada que possamos fazer para mudar isso. Isso significa que os pais precisam dormir quando o bebê está dormindo para evitar todas as grandes coisas que acompanham a privação do sono. Bebês mais velhos acordam à noite, mas com menos frequência, e é normal que crianças de um ano não estejam dormindo a noite toda. Claro, se eu fiz bem meu trabalho antes, agora você entende que ninguém dorme a noite toda. Observação interessante: um estudo mostrou que cerca de 80% dos pais de um ano de idade identificam seus filhos como tendo \”problemas de sono\”. Oitenta porcento? Talvez tenhamos uma expectativa para nossos filhos que não seja baseada na fisiologia humana e, portanto, não seja realista. Nossa cultura atual não nos ajuda a definir expectativas realistas para o normal.

Que tal essa ideia de que temos que ensinar nossos filhos a se acalmarem sozinhos? Eu argumentaria que uma criança de vários meses ainda não é capaz de se alimentar, encontrar comida ou fazer qualquer outra coisa que seria necessária para viver de forma independente. O processo de auto-apaziguamento parece exigir mais do que as habilidades básicas de sobrevivência que os bebês têm. Eles estão pedindo porque precisam de algo. Se eles precisam de algo, mesmo que seja apenas para se sentir seguros, por que não devemos ajudá-los? Nós realmente precisamos ensinar a um bebê de 2 meses a ser independente? Por que eles deveriam fazer isso sozinhos? Porque somos ensinados que se auto-acalmar é normal e importante. E é mesmo. Mas não nesta faixa etária.

Arranjos para o sono

A escolha de onde nossos filhos dormem afeta (e há pesquisas para mostrar tudo isso): duração da amamentação, frequência de alimentação, posição do sono infantil, padrões de excitação, temperatura, níveis de dióxido de carbono, choro, frequência cardíaca, expectativas emocionais dos pais.

Os bebês que têm mais contato pele a pele com os pais mostram melhor oxigenação, choro menos frequente, temperaturas mais altas, melhor ganho de peso, melhor digestão e menos marcadores fisiológicos do estresse infantil. (É por isso que as crianças que são carregadas ou passam mais tempo no colo têm menos cólicas.) Portanto, com base nisso, faz sentido que mais contato com mamãe e papai faça com que uma criança seja fisiologicamente mais saudável.

Sono solitário

Isto é o que devemos fazer. As crianças devem aprender a dormir sozinhas para se tornarem mais independentes, menos dependentes da mãe e do pai, capazes de lidar melhor com as situações quando o confronto acontecer no futuro. Em geral, as crianças que dormem sozinhas são seres humanos melhores. Certo? Isso faz algum sentido?

Curiosamente, e realmente tragicamente, nós (e agora eu me refiro a mim), repetíamos várias vezes que dormir sozinho era o que as crianças precisavam. E nós, como pais, fizemos isso. Colocamos nossos filhos de bruços. Eles estavam dormindo sozinhos, obtendo níveis realmente profundos de sono com os quais nunca foram projetados para lidar, obtiveram altos níveis de dióxido de carbono ao redor deles e alguns morreram.

A grande maioria das mortes de bebês ocorreu enquanto eles dormiam sozinhos. Nunca perguntamos \”é seguro que as crianças durmam sozinhas?\” Recebemos nossa resposta – é seguro se estiverem de costas, em um colchão firme, sem nenhuma exposição ambiental à fumaça e se não houver outras coisas macias no berço. Aprendemos a resposta da maneira mais difícil: 92% das mortes de bebês em um banco de dados da Comissão de Produtos e Segurança do Consumidor de 1999 ocorreram enquanto bebês dormiam sozinhos fora da supervisão de um adulto.

Estudos publicados recentemente mostram que crianças que nunca estiveram na cama dos pais tendem a ser mais difíceis de controlar, mais amedrontadas do que as crianças que têm permissão de compartilhar a cama, mais dependentes dos pais e lidam pior com o estresse. Não estou defendendo que todas as crianças devem compartilhar cama. Precisamos sempre olhar para os riscos e benefícios – e o resultado será diferente para cada família.

Sono acompanhado

O termo sono acompanhado (co-sleeping) precisa ser definido. Significa estar perto do seu bebê enquanto ele dorme. Digo isso porque geralmente associamos sono acompanhado a dormir com um bebê na mesma cama. E quando se diz \”nunca coloque um bebê na cama com você\”, muitos escolherão uma alternativa, como um sofá ou uma poltrona reclinável, que geralmente é mais perigosa. Se você optar pelo sono acompanhado, há maneiras seguras de fazê-lo, e alguns grupos devem reconsiderar essa decisão. Novamente, precisamos avaliar os benefícios e riscos. Se você optar pelo dormir juntos, deve fazê-lo com segurança.

Cama compartilhada com segurança: (as recomendações são muito parecidas com as recomendações para a prevenção da Síndrome da Morte Súbita do Lactente – SMSL)

  • Não fume
  • Amamente: evidências crescentes sugerem que crianças alimentadas com fórmula precisam dormir nas proximidades, mas não na mesma cama!
  • Não durma com seu bebê se você estiver sob efeito de bebida alcoólica ou usando drogas que alteram a mente (duh!)
  • Durma em um colchão firme (nada de colchões de água, sofás macios, roupas de cama fofinhas)
  • Mantenha o bebê com a barriga para cima (geralmente não é muito difícil) ou aconchegado no peito (no seu corpo sóbrio!)
  • Use um pijama ou roupa adequada para aquecê-los (nada de cobertores)
  • Sem travesseiros para o bebê
  • Não pode haver espaços entre a cabeceira da cama e a parede

Eu acho que essas recomendações são interessantes. Se você está dormindo em um colchão firme, sem travesseiros ou cobertores, perto de alguém, pode não ter níveis muito profundos de sono. As recomendações de prevenção de SMSL (que incluem manter o bebê no quarto dos pais e não sozinho em um quarto diferente) são as mesmas – as intervenções são para evitar o sono profundo. Se não queremos sono profundo, o que estamos tentando fazer? Estamos tentando manter o bebê em alerta. O bebê precisa ser capaz de responder às mudanças nas condições ambientais. Estamos evitando o sono profundo.

Como é que o bebê da minha amiga dorme a noite toda?

Eu não sei. Eu nem sei o que isso significa. Quando pergunto o que isso significa, recebo uma grande variedade de respostas. Algumas pessoas pensam que 6 horas de sono à noite é \”a noite toda\”, outras pessoas querem dormir como antes de terem filhos.

Eu acho que muitas crianças não dormem a noite toda (algumas dormem, e isso pode estar bem), mas as implicações de admitir que seu filho não está dormindo são muito difíceis de assumir. Nós equiparamos \”bebês dorminhocos\” a bons filhos e \”bebês que acordam à noite\” a maus filhos. Nossa cultura nos permite derivar implicações morais de comportamentos normais do bebê. E, é claro, pais de bebês que dormem bem são bons pais. Todos nós nos beneficiaríamos de tentar eliminar essas percepções. Eu acho que elas não ajudam a ninguém.

Além disso, a escolha da alimentação desempenha um papel aqui. As crianças alimentadas com fórmula dormem de maneira diferente das crianças amamentadas. As crianças alimentadas com fórmula dormem por longos períodos de tempo e, portanto, têm menos contato com os pais à noite. Crianças alimentadas com fórmula são muito mais propensas a dormirem sozinhas.

Nós equiparamos \”bebês dorminhocos\” a bons filhos e \”bebês que acordam à noite\” a maus filhos. Nossa cultura nos permite derivar implicações morais de comportamentos normais do bebê. E, é claro, pais de bebês que dormem bem são bons pais. Todos nós nos beneficiaríamos de tentar eliminar essas percepções. Eu acho que elas não ajudam a ninguém.

As técnicas de treinamento do sono vendidas nos EUA nunca demonstraram estar associadas a algo bom para os bebês, mas foram associadas a riscos, como crianças mais ansiosas e distúrbios de comportamento a longo prazo. Não há benefícios emocionais, sociais ou intelectuais para as crianças, e nunca foi demonstrado que isso as ajude a tornar-se pessoas que tem um sono saudável. Eles podem ajudar a família a dormir a curto prazo. Precisamos buscar o equilíbrio entre os efeitos a curto e longo prazo. Eu sei que isso é muito difícil de fazer quando você está com privação de sono.

Temos que decidir o que queremos de nossos filhos dormindo a noite toda. Queremos ser vistos como bons pais? Se você acha que é, por que pedir validação externa? Abrace-o e desfrute de sua família. Como pais, queremos dormir? Claro que nós queremos. Então, para dormir bem, precisamos nos sentir confortáveis com as escolhas que fazemos para ajudar nosso filho a dormir. Se você tentar o treinamento do sono e não parecer certo, não faça. Outras famílias podem ter experiências diferentes e se sentirem confortáveis com essa escolha. Ótimo, desde que estejamos fazendo treinamento de sono, sabendo que as diretrizes de prevenção da Síndrome da Morte Súbita do Lactente recomendam que as crianças durmam próximas e não sozinhas.

Precisamos ter expectativas realistas do comportamento normal do sono de crianças pequenas. E realmente precisamos redefinir nossas expectativas culturais sobre esse comportamento do sono. Se a resposta para a sua pergunta \”seu bebê dorme a noite toda\” for \”não\”, talvez você possa oferecer apoio aos pais cansados.

[Leia mais em: A Evolução do Sono dos Bebês e O Sono Infantil sob a Perspectiva da Amamentação.]

[Se aprofunde no tema assistindo a nossa live ou ouvindo o nosso podcast sobre Amamentação e Sono Infantil.]


Por Jenny Thomas, MD, MPH, IBCLC, FAAP, FABM, do Dr. Jen 4 Kids. Você também pode encontrá-la no Facebook, nas páginas: Dr. Jen 4 Kids e Dr. Jen 4 Kids: Breastfeeding Medicine

Tradução de Gabrielle Gimenez @gabicbs

Para ler a publicação original em inglês, clique aqui.

1 thought on “Seu bebê já dorme a noite toda?”

  1. Avatar
    Marina Furtado Monteiro Santana

    Meu bebê não dorme a noite toda e eu não ligo!!
    Meu filho mais velho tem 15 anos, meu segundo filho morreu no ventre, com 41 semanas de gestação…
    Meu mais velho, dormiu comigo até os 10 anos, pq eu casei e mesmo assim, dividiu a cama comigo e meu esposo, não ia tirar ele do meu lado…não mesmo!
    Agradeço por todo o esclarecimento, toda paciência e toda informação…se há 15 anos eu tivesse essa oportunidade de leitura, não teria deixado meu filho chorar por horas seguidas, coisa que não adiantou…haha…a sintonia que tenho com meu filho é tão grande, que como diz o texto, acordamos juntos e ele nem precisa chorar pra me chamar!

Leave a Comment

Your email address will not be published.