Intervenções no parto e saúde mental materna

Intervenções no parto e saúde mental materna

As mulheres que recebem ocitocina sintética para induzir ou estimular o trabalho de parto, muitas vezes junto com outras intervenções, podem estar involuntariamente em risco quanto a sua saúde mental. Estudos recentes descobriram que a ocitocina sintética e a anestesia peridural aumentam o risco de ansiedade e depressão pós-parto nas mães.

O impacto da ocitocina sintética no estado emocional

Kroll-Desrosiers et al., 2017 examinaram se a administração de ocitocina sintética durante o trabalho de parto reduziria o risco para mulheres no pós-parto de distúrbios do humor. Eles descobriram que a administração de ocitocina aumentou significativamente o risco de mães sofrerem de depressão e ansiedade no período pós-parto.

Os investigadores estudaram os efeitos da ocitocina sintética (Pitocin) utilizando em conjunto retrospectiva de dados de mulheres expostas (n = 9.684) ou não expostas (n = 37.048) durante o parto ou imediatamente após o nascimento. Para as mulheres com histórico de depressão ou ansiedade, o risco de distúrbios emocionais pós-parto aumentou 36%. Para as mulheres sem histórico, o risco aumentou em 32%. Isso era verdade para as mulheres, quer tivessem parto vaginal ou cesariana.

Os pesquisadores ficaram surpresos com esses resultados. Eles tinham a hipótese de que a ocitocina, sendo um hormônio do bem-estar, teria um efeito protetor sobre a saúde mental das mães, em vez de torná-las mais propensas à depressão. O que explica suas descobertas? Em parte, a diferença entre suas expectativas e o que realmente aconteceu deveu-se ao desenho da pesquisa. A ocitocina natural e a ocitocina sintética se comportam de maneira diferente. A ocitocina natural, a qual é sintetizada pelo organismo, é liberada em pulsos para a circulação e diretamente no cérebro. Pitocin, a versão sintética da ocitocina, é administrada por gotejamento na circulação. Não atravessa a barreira hematoencefálica e, por isso não afeta o sistema nervoso central. Portanto, a ocitocina sintética não pode ter qualquer efeito positivo na saúde mental.

Os efeitos sobre a saúde mental da anestesia peridural

O uso de ocitocina sintética geralmente acompanha outras intervenções no parto, particularmente a peridural. De fato, é muito raro alguém tomar um pouco de ocitocina e não ter uma peridural. A combinação de ocitocina sintética e uma peridural geralmente leva a uma cascata de mais intervenções, incluindo nascimento de fórceps e cesariana. Essa combinação especial reduz os níveis de ocitocina natural (Jonas et al., 2009), o que coloca mães em maior risco de sintomas depressivos, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) (Kendall-Tackett, 2017). Em nosso estudo de 6.410 novas mães, descobrimos que as mulheres que tiveram uma epidural tiveram mais sintomas depressivos no primeiro ano, mesmo depois de controlar outros fatores, como intervenções no parto, histórico de depressão e agressão sexual, renda, educação e paridade (Kendall-Tackett, Cong e Hale, 2015).

O efeito benéfico da ocitocina endógena

O número de receptores de ocitocina no útero de uma mulher grávida aumenta substancialmente no final da gravidez, aumentando sua sensibilidade à ocitocina. A ocitocina endógena demonstrou ter efeitos analgésicos e catalisa as últimas e poderosas contrações uterinas que ajudam a mãe a dar à luz seu bebê. A cabeça do bebê, ao descer pelo canal de parto ativa os receptores pelo estiramento da vagina inferior da mulher e desencadeia a liberação de ocitocina pela glândula pituitária. Esta libertação de ocitocina natural causa mais contrações para facilitar a descida do bebê, induzindo mais a estimulação do receptor por estiramento e, portanto, mais liberação de ocitocina a partir da pituitária. Este ciclo de feedback positivo também é conhecido como “reflexo de Ferguson”.

As peridurais inibem sentimentos positivos no nascimento, porque elas bloqueiam os nervos que medeiam a dor, e também o reflexo de Ferguson (Jonas et al., 2008). A liberação de ocitocina natural, tanto na circulação e diretamente para o cérebro quando a cabeça do bebê pressiona contra o colo do útero e da parede vaginal, protege a saúde mental materna. As peridurais inibem essa resposta. A ocitocina sintética e a peridural também aumentam a atividade do eixo hipotalâmico-pituitário-supra-renal (HPA) (Handlin et ai, 2009 ;. Jonas et al., 2009). Quando o eixo HPA é ativado, a ansiedade e a depressão são maiores.

As peridurais e as infusões de ocitocina sintética criam um sistema bidirecional que é mantida mutuamente: a peridural diminui a liberação de ocitocina natural durante o nascimento, de modo que a ocitocina sintética é administrada para compensar. Por sua vez, a infusão sintética de ocitocina provoca contrações dolorosas, por isso as peridurais são administradas para ajudar as mães a lidar com a dor adicional…

A ocitocina no pós-parto

Ao contrário da ocitocina sintética, a ocitocina natural tem todos os bons efeitos que esses pesquisadores esperavam e muito mais. Ela reduz especificamente os níveis de estresse, facilita o vínculo com o bebê e melhora o humor positivo. O que ajuda a aumentar a liberação de ocitocina em novas mães? Duas atividades são especialmente relevantes:

🔹 Contato pele a pele

🔹 Amamentação

Um estudo com 63 primíparas em 2 dias pós-parto descobriu que tanto a amamentação quanto o contato pele a pele estavam relacionados a níveis mais baixos de estresse (Handlin et al., 2009). A amamentação diminuiu os hormônios do estresse, o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e o cortisol (ambas as partes do eixo HPA), e o contato pele a pele contribuiu para esse efeito. A sucção diminuiu o ACTH, e quanto mais tempo a mãe tinha contato pele a pele com o bebê, menor o cortisol. Desta forma, a secreção de ocitocina causada tanto pelo pele a pele quanto pela sucção do bebê diminuiu tanto o ACTH como o cortisol. A redução do eixo HPA pela ocitocina reduz o risco de depressão e ansiedade nas mães.

A amamentação tem sido sistematicamente ligada a um menor risco de depressão nas mães. Estes resultados são difíceis de interpretar porque as mães deprimidas são menos propensas a amamentar. Como sabemos que a amamentação está tendo influência? Estudos prospectivos sustentam a hipótese de que a amamentação exerce um efeito independente, reduzindo o risco de depressão por regulação positiva de ocitocina e regulação negativa de estresse e a resposta inflamatória (Ahn e Corwin, 2015 , Hahn-Holbrook et al., 2013, Kendall-Tackett, 2007).

A conclusão é a seguinte: se a ocitocina é gerada naturalmente, ou seja, é liberada durante o parto, contato pele a pele e amamentação, diminui o risco de depressão e ansiedade nas mães. No entanto, a ocitocina sintética não gera um efeito semelhante e pode levar ao tipo de parto altamente intervencionado que aumenta o risco de depressão pós-parto.

Doulas podem ajudar

Muitas mães receberão ocitocina sintética e peridural. Felizmente, uma doula ou outra assistente de nascimento podem ajudar das seguintes maneiras.

  • Estar alerta para possíveis sinais de depressão. Baixe duas ferramentas de detecção simples.
  • Conhecer os recursos disponíveis para as mães na comunidade e online. Gerar uma lista.
  • Ajudar as mães a aproveitarem suas próprias redes.
  • Quando necessário, recomendar a visita a um profissional de saúde mental.
  • Continuar estando lá. Mães com bom suporte no trabalho de parto e no pós-parto apresentam menores taxas de depressão.
  • Incentivar as mães a aumentarem o tempo que passam em contato pele a pele com o bebê.

Artigo de Kathleen Kendall-Tackett, PhD, IBCLC, FAPA e Kerstin Uvnas-Moberg, MD, PhD.

Tradução* de Gabrielle Gimenez @gabicbs

* Publicada originalmente na minha conta do Facebook em 28 de maio de 2018.

Referências:

Ahn, S., & Corwin, E.J. (2015). The association between breastfeeding, the stress response, inflammation, and postpartum depression during postpartum period: Prospective cohort study. International Journal of Nursing Studies, 52, 1582-1590.

Hahn-Holbrook, J., Haselton, M.G., Schetter, C.D., & Glynn, L.M. (2013). Does breastfeeding offer protection against maternal depressive symptomatology? A prospective study from pregnancy to 2 years after birth. Archives of Women’s Mental Health, 16, 411-422.

Handlin, L., Jonas, W., Ransjö Arvidsson, A.B., Petersson, M., Uvnäs Moberg, K., & Nissen, E. (2009). Effect of sucking and skin-to-skin contact on maternal ACTH and cortisol levels during the second day postpartum. Influence of epidural analgesia and oxytocin in the perinatal period. Breastfeeding Medicine, 4(4), 207-220.

Jonas, W., Johansson, L.M., Nissen, E., Ejdebäck, M., Ransjö Arvidsson, A.B., & Uvnäs Moberg, K. (2009). Effects of intrapartum oxytocin administration and epidural analgesia on the concentration of plasma oxytocin and prolactin, in response to suckling during the second day postpartum, Breastfeeding Medicine, 4(2), 71-82.

Jonas, W., Wiklund, I., Nissen, E., Ransjö Arvidsson, A.B., & Uvnäs Moberg, K. (2008). Influence of oxytocin or epidural analgesia on personality profile in breastfeeding women: A comparative study. Archives of Women’s Mental Health, 11, 335-445.

Kendall-Tackett, K.A. (2007). A new paradigm for depression in new mothers. International Breastfeeding Journal. 2:6, DOI: 10.1186/1746-4358-2-6.

Kendall-Tackett, K. A., Cong, Z., & Hale, T. W. (2015). Birth interventions related to lower rates of exclusive breastfeeding and increased risk of postpartum depression in a large sample. Clinical Lactation, 6(3), 87-97.

Kendall-Tackett, K.A. (2017). Depression in new mothers, 3rd Ed. Abington, UK: Routledge.

Kroll-Desrosiers, A.R., Nephew, B.C., Babb, J.A., Guilarte-Walker, Y., Moore Simas, T., & Deligiannidis, K.M. (2017). Association of peripartum synthetic oxytocin administration and depressive and anxiety disorders within the first postpartum year. Depression & Anxiety, 34, 137-146.

Para ler o artigo original em inglês, clique aqui.

Divulgado em espanhol pelo Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal.

Leave a Comment

Your email address will not be published.